Vitória da juventude: suspenso reajuste de passagens de ônibus 

O juiz Hilbert Maximiliano Obara, da 5ª Vara da Fazenda Pública determinou na tarde desta quinta-feira, urgência na suspensão do reajuste no valor das passagens de ônibus na capital gaúcha. Após a intimação das empresas, o valor deverá passar dos atuais R$3,05 para R$2,85. Para a imprensa, o prefeito José Fortunati informou que não pretende recorrer da decisão. A notícia foi recebida com entusiasmo pelos jovens que se manifestavam no Centro de Porto Alegre, apesar da forte chuva.

passagens de ônibus têm reajuste suspenso em Porto Alegre - Ramiro Furquim/Sul21

Nas últimas semanas grandes manifestações tomaram as ruas de Porto Alegre envolvendo, em sua maioria, estudantes do ensino médio e universitários reivindicando a redução do valor da tarifa. Para a vice-presidenta sul da União Nacional dos Estudantes (UNE) Ana Lúcia Velho, este é um momento histórico: "Esta conquista veio das ruas e é uma resposta àqueles setores que vendem a ideia de que a juventude não se mobiliza", informou. Após a vitória, Ana avisa que as manifestações não acabaram: "Vamos permanecer mobilizados, desta vez contra a tentativa do governo Fortunati de suspender a lei municipal da Meia-Entrada estudantil durante a Copa do Mundo de 2014. Para a UNE, a meia entrada é um direito e não está em negociação", enfatiza.

Segundo o coordenador geral da União Estadual dos Estudantes (UEE-Livre RS) Alvaro Lottermann, o transporte público deve continuar na pauta: "estamos muito felizes pela vitória, quem ganha é o povo de Porto Alegre. Agora precisamos aprofundar o debate sobre o tema, a cidade precisa de uma política séria de mobilidade urbana", lembra.

Fonte: UJS-RS