Construir maior protagonismo político do PCdoB-RJ

No ultimo sábado (6), o Comitê Estadual do PCdoB se reuniu na sede estadual. Nesta reunião, João Batista Lemos, por unanimidade, foi conduzido à presidência estadual do partido. A camarada Ana Rocha se licenciou.

Batista fala no Comitê Estadual

O Comitê Estadual também passou em revista o quadro político e contou com informe sobre o lançamento do 13º Congresso do PCdoB.

Leia também:
Ana Rocha se licencia e Batista assume a presidência do PCdoB-RJ

A discussão política partiu de uma apresentação inicial formulada pelo camarada Batista ainda no calor de assumir a presidência estadual do partido, minutos antes.

Batista destacou que liderar a realização da etapa estadual do 13º Congresso do PCdoB e a preparação do projeto eleitoral do partido no estado do Rio de Janeiro para 2014 são grandes desafios na sua militância partidária. Para isto a unidade do partido será fundamental e que vai se dedicar com prioridade e diariamente a esta questão. “É em torno do projeto político que a unidade do partido é construída”, disse ele.

O Batista disse no comitê estadual da sua convicção na “construção de maior protagonismo político do PCdoB no curso da luta no estado do Rio de Janeiro”. Para ele, temos que “elaborar uma plataforma política de interesse do povo e dos trabalhadores em sintonia com a recente arrancada de desenvolvimento de nosso estado”.

Na visão do Batista o partido no Rio tem um grande potencial. “O PCdoB chega a 2013 com 3 prefeitos; dá um salto de 9 para 26 vereadores; dirige a CTB, a segunda central sindical do estado; dirige o movimento estudantil; contribui para reconstruir a Famerj e tem lideranças testadas junto às massas, como Jandira Feghali, Enfermeira Rejane e Daniel Iliescu (presidente da UNE), por tudo isto tem condições de jogar um grande papel na cena política estadual, ocupar uma vaga majoritária”.

Demonstrando grande disposição e confiança nas perspectivas propõe correr, junto com as principais lideranças do partido especialmente Jandira Feghali, todo o estado em seminários, cafés da manha, encontros, para no debate com dirigentes de movimentos sociais e lideranças políticas enriquecer o projeto político do PCdoB.

Para reforçar o protagonismo partidário, na concepção do Batista: “é chave fortalecer nossa atuação nos movimentos sociais e investir na estruturação do partido, principalmente dos comitês municipais das grandes cidades”.

Contudo, o Batista insiste que colocará no centro das suas atividades na presidência estadual a valorização dos quadros do partido. Batista pretende imprimir uma maior centralidade da Comissão Política Estadual na condução do partido.

Alem disso, precisamos “conhecer e estudar a realidade do estado, se aproximando e interagindo com estudiosos do tema. Essa também é uma chave para o PCdoB continuar crescendo e se fortalecendo”, disse ele.

Vejam abaixo as resoluções do Comitê Estadual

– Dar total apoio à luta nacional para aprofundar o projeto de mudanças do país, liderado por Lula e Dilma, tendo em vista viabilizar o Projeto Nacional de Desenvolvimento;

– Condicionar nossas alianças em plano estadual para as eleições de 2014 à reeleição da presidenta Dilma Roussef;

– Lutar pela reeleição da deputada Jandira Feghali e ampliação dos deputados federais do partido no estado, buscando coligação proporcional;

– Lutar pela reeleição da deputada Enfermeira Rejane e ampliação dos deputados estaduais do partido, formando uma chapa própria;

– Reunir no dia 15 de abril a Comissão Política Estadual para dar continuidade à preparação do projeto eleitoral 2014;

– Respaldar e implementar no estado as diretrizes do Comitê Central tendo em vista o lançamento do 13º Congresso do PCdoB;