Espanha e Reino Unido discutem economia e território 

O presidente do governo espanhol Mariano Rajoy e o primeiro-ministro britânico David Cameron reúnem-se nesta segunda-feira (8) na capital da Espanha, Madri, para analisar a evolução da crise econômica na União Europeia (UE) e em seus países membros, assim como o estatuto de Gibraltar, no extremo sul da Península Ibérica.

Na primeira visita oficial de um premiê do Reino Unido a Espanha desde 2006, Rajoy e Cameron trocam pontos de vista sobre os cortes dos gastos sociais draconianos aplicados pelos dois Executivos conservadores para abordar a comoção econômica na UE.

O encontro tem como pano de fundo a negativa de Londres de negociar com Madri a soberania de Gibraltar, ou uma mudança de estatuto do "território ultramarino" britânico.

O Reino Unido e Gibraltar reclamam como próprias até três milhas das águas que rodeiam o território em disputa, enquanto a Espanha não reconhece a soberania sobre essas águas para além do interior do porto.

Madri sustenta que, pelo Tratado de Utrecht de 1713, só cedeu à Coroa Britânica a cidade e o castelo de Gibraltar, junto com seu porto, defesas e fortalezas, mas não o istmo, as águas territoriais ou o espaço aéreo.

O governo de Cameron considera inviável um acordo para que as duas nações compartam a soberania, como quase foi acordado em 2002 com o então chefe do governo ibérico José María Aznar, do direitista Partido Popular atualmente no poder.

Gilbratar e a economia já tinham sido o eixo do encontro que Rajoy e Cameron tiveram em Londres, em fevereiro de 2012, e desde então houve fatos que aumentaram a tensão em torno do território, segundo meios de comunicação de Madri.

O próprio Rajoy defendeu, em setembro, em sua primeira intervenção ante a Assembleia Geral da ONU, o diálogo com o Reino Unido sobre o futuro do território em disputa.

Dado o histórico obstáculo na relação bilateral, fontes do Executivo espanhol citadas pela agência estatal de notícias EFE afirmaram que, apesar das discrepâncias, é possível e é um fato a estreita colaboração ente os dois em vários âmbitos.

Depois do encontro com Rajoy, Cameron viajará a Paris para uma reunião com o presidente francês, François Hollande.

Com Prensa Latina