Pablo Neruda pode ter sido assassinado pela ditadura de Pinochet

A exumação dos restos mortais do poeta chileno Pablo Neruda começou nesta segunda-feira (8) no balneário de Isla Negra, na costa central do Chile, para esclarecer se ele foi assassinado pela ditadura de Augusto Pinochet ou morreu de câncer, como afirma a versão oficial.

O trabalho começou com a abertura da cripta onde estavam os restos mortais do Prêmio Nobel de Literatura, perto do mar e ao lado da sepultura de sua terceira esposa Matilde Urrutia, sob a supervisão do juiz responsável pelo processo, Mario Carroza, além de advogados e dezenas de peritos forenses.

O corpo do poeta, que morreu em setembro de 1973, foi enterrado na região de Isla Negra, a 100 quilômetros de Santiago, a capital chilena. A operação busca determinar se Neruda morreu em 1973 pelo agravamento de um câncer de próstata, como afirma o atestado de óbito, ou se faleceu depois de ser inoculado com uma misteriosa injeção um dia antes de viajar ao México, onde pensava em morar no exílio e comandar a oposição a Pinochet, como denuncia seu ex-motorista Manuel Araya.

No domingo (7), na casa-museu de Isla Negra, 110 km a oeste de Santiago, onde Neruda viveu seus últimos dias, foram realizados os trabalhos prévios à exumação, com a instalação de uma capa sobre o túmulo para evitar a contaminação da área e a remoção de quase 60 centímetros de terra que cobria a cripta.

As perícias devem demorar pelo menos três meses para determinar se os restos mortais contêm ou não alguma substância tóxica que avalie a denúncia de Manuel Araya, motorista que trabalhou para Neruda. 

No grupo de especialistas que acompanhará a exumação estão o toxicologista norte-americano Ruth Winecker, o cirurgião Aurélio Luna e o legista Francisco Etxeberria – este último participou, em 2011, do processo de exumação dos restos do presidente chileno Salvador Allende, que também morreu em 1973.

Três observadores internacionais estarão presentes durante a exumação, além do presidente do Partido Comunista (PC), Guillermo Teillier, o advogado da legenda Eduardo Contreras, um sobrinho do poeta, Rodolfo Reyes, Manuel Araya.

Araya denunciou há quatro décadas o assassinato do poeta, militante do Partido Comunista, a partir daí, o Partido Comunista chileno apresentou a denúncia judicial que possibilita a exumação realizada nesta segunda-feira (8). Em fevereiro, o juiz Mario Carroza, da Corte de Apelações de Santiago, decidiu pela exumação para esclarecer as causas da morte.

Poeta e socialista

Pablo Neruda foi um poeta chileno, bem como um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século 20 e cônsul do Chile na Espanha (1934 – 1938) e no México. Em outubro de 1971 recebeu o Nobel de Literatura.

Segundo a versão oficial, o poeta morreu de um agravamento do cancro da próstata em 23 de setembro de 1973, 12 dias depois do golpe de estado perpetrado contra o seu amigo e presidente socialista Salvador Allende. Mas testemunhos puseram em prova essa versão e evocaram um assassinato comandado pela ditadura.

Com agências