Pablo Neruda será exumado por denúncia de envenenamento 

O corpo do poeta chileno Pablo Neruda será exumado no próximo dia 8 de abril para que as causas de sua morte sejam esclarecidas, em uma investigação que contará com a participação de 13 especialistas.

Pablo Neruda

O juiz da causa, Mario Carroza, confirmou nesta sexta-feira (22) que a exumação é parte de uma investigação para saber as causa de sua morte, se foi realmente câncer, como se achava até agora, ou se Neruda foi envenenado pela ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

"É uma medida que o tribunal toma com muita seriedade e muito respeito. Acho que é transcendental", declarou aos jornalistas o juiz Carroza, que disse que "está confiante que a causa de morte de Neruda será esclarecida".

O diretor do SML, Patricio Bustos, explicou que a perícia procura determinar o estado do câncer de próstata de Neruda no momento de sua morte e que também vai analisar se existem substâncias tóxicas em seus restos mortais.

Segundo o SML, o grupo de investigadores será composto por cinco especialistas do Serviço Médico Legal, inclusive o próprio Bustos, quatro peritos da Universidad de Chile e quatro especialistas internacionais.

Entre eles se encontram a toxicóloga americana Ruth Winecker e três espanhóis, o toxicólogo Guillermo Repetto, o cirurgião Aurelio Luna e o médico legista Francisco Etxeberría, que também participou da exumação do presidente Salvador Allende em 2011.

Além disso, haverá três observadores internacionais: o argentino Morris Tidball e a alemã Alexandra Manescu, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, e a espanhola Mercedes Salado.

Denúncia 

Esta investigação judicial foi aberta em meados de 2011 por causa de uma queixa apresentada pelo Partido Comunista (PC), do qual Neruda fazia parte, depois que seu antigo motorista, Manuel Araya, denunciou que o poeta foi assassinado com uma injeção letal por ordem da ditadura. Até então, a versão oficial atestava que a morte do poeta foi decorrente de um câncer de próstata.

O autor de "Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada" morreu no dia 23 de setembro de 1973, 12 dias depois do golpe de Estado de Augusto Pinochet, em uma clínica privada de Santiago, e nas vésperas de uma viagem que o levaria para o exílio no México.

Sua exumação acontecerá na segunda-feira porque é o dia em que o museu habitualmente fecha suas portas, e em seu jardim será montada uma tenda e serão utilizadas roupas especiais para proteção contra possíveis substâncias tóxicas no túmulo de Neruda.

Com Portal Terra