PCdoB-BA inicia preparação para o 13º Congresso

A direção estadual do PCdoB-BA se reuniu no último sábado (6), no Auditório da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, no Centro de Salvador, com o intuito de deflagar a preparação na Bahia do 13º Congresso Nacional do Partido Comunista do Brasil, a ser realizado em novembro deste ano. Na ocasião, também foi discutido o projeto político eleitoral do partido para a Bahia em 2014: a meta é eleger três deputados federais e cinco estaduais.

Com o intuito de deflagrar a preparação do 13º Congresso, o encontro ainda organizou a participação no temário deste ano e chamou a militância para participar e contribuir com a construção das propostas. O temário do Congresso está dividido em dois temas. O primeiro e principal: Balanço do período dos governos Lula e Dilma (2003-2013), atualização da perspectiva para o Brasil; e exame da construção do Partido nesta realidade. E o segundo, Balanço e tendências do curso geopolítico e da crise estrutural do capitalismo.

O presidente do Comitê do PCdoB-BA, deputado federal Daniel Almeida, disse que esse foi o primeiro encontro da Direção Estadual sobre o congresso. “Tivemos a oportunidade de apresentar o roteiro do temário do congresso, que tem como foco abordar a experiência dos 10 anos do PCdoB no governo federal. Foi muito importante para o partido coletivamente compreender o significado desse debate, desse fato inédito. É a primeira vez que participamos de um governo central, de um projeto que tem sido concebido há 10 anos, fato inédito nos 91 anos do PCdoB.”

O parlamentar disse que, como resultado da reunião, foi possível observar o entusiasmo da militância em debater o tema, discutir as consequências dessa experiência e continuar contribuindo para o avanço do projeto político em curso no país.

As iniciativas políticas para viabilizar o projeto eleioral 2014 acontecerão simultaneamente à preparação do 13 Congresso. Daniel Almeida declarou que foi reafirmada a tática eleitoral que esta sendo elaborada, com a definição de três candidaturas para deputado federal. Para a Assembléia Legislativa, o Comitê Estadual definiu a construção de uma chapa numerosa de candidatos e candidatas ." Fizemos também um balanço da construção da chapa ampla para deputado estadual. Estamos montando uma chapa numerosa para garantir os objetivos de eleição e ampliação da bancada estadual. Isso também ajuda a eleger os deputados federais”, destaca.

De acordo com Daniel, a chapa para deputado estadual já conta com 30 nomes nessa fase inicial, o que demonstra o bom encaminhamento da tática utilizada. “Foi feito um debate sobre a necessidade de trazer mais nomes para essa chapa, filiar lideranças e reforçá-la. Levando em conta que estamos em uma situação satisfatória para 2014, o quadro é amplamente favorável tanto no aspecto regional como no nacional. Se esse quadro for mantido, temos ampla condição em eleger os três federais e os cinco estaduais, finaliza.

Iniciativas

Entre os temas deliberados no encontro do Comitê Estadual do PCdoB-BA, ficou definida a realização de reuniões bilaterais dos 35 comitês municipais, nos quais os critérios prioritários são municípios com mais de 100 mil habitantes e prefeituras administradas por prefeitos do PCdoB.

Além disso, será realizado no dia 25 de maio, um Encontro de Organismo de Base, no qual a proposta é avaliar o 7º Encontro Nacional do PCdoB sobre Questões do Partido; e uma reunião de presidentes e secretários de Organização dos 35 comitês municipais, em 14 de junho, quando será abordada a rede de Organização do PCdoB.

Outro ponto de destaque é o Encontro Estadual de presidentes e secretários de Organização e Formação, em 13 de julho, que irá debater o temário do 13º Congresso Nacional do partido. Para finalizar, foi deliberada a realização da Conferência Estadual do Meio Ambiente, em quatro de maio.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro