PCdoB-CE: Escola de Formação intensifica ações

Dando continuidade ao planejamento realizado pela Secretaria Estadual de Formação, o PCdoB-CE realizou, no final de março, em Fortaleza, um encontro com professores que fazem parte do núcleo estadual da Escola de Formação. Com a participação de Nereide Saviani (diretora da Escola Nacional do PCdoB), o curso marcou o início das ações no estado para fortalecer o trabalho de formação partidária no Ceará.

Considerando a formação como algo imprescindível para a vida militante, o fortalecimento da Escola passou a ser uma das metas propostas pelo PCdoB no Ceará. “A realização deste encontro de professores foi um passo fundamental para a estruturação da nossa escola”, ratifica Neide Freitas, secretária estadual de Formação.

A dirigente comunista destaca as metas a serem atingidas no Ceará neste ano: intensificar a realização do Curso do Programa Socialista (CPS) para, no mínimo, mil filiados, visando a realização do 13º Congresso do PCdoB; realização de curso de Nível I, reunindo pelo menos 150 pessoas; e a retomada de encontros com professores em núcleos. E uma das metas citadas por Neide já tem data para acontecer. A Escola de Formação realizará entre os dias 1º a 5 de maio, mais um Curso de Nível II, em Iparana, com militantes dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão. “Será um momento de estudo, debates, reflexões e integração entre os comunistas”, relata.

Mais ações

Além de intensificar a aplicação de cursos e fortalecer a Escola, a Secretaria de Formação do PCdoB-CE irá atuar em conjunto com a Fundação Maurício Grabois, na realização de lançamentos, no Ceará, das biografias de importantes dirigentes comunistas. Os eventos já estão agendados e também representam o empenho do Partido em incentivar a militância nos estudos dos grandes nomes que construíram a história do PCdoB.

Na próxima semana, dia 12, será lançado o livro "Uma vida de Combates", de Osvaldo Bertolino, que conta a história de Mauricio Grabois. A solenidade, realizada em parceria com a Associação 64/68 Anistia e com a Comissão Especial de Anistia Vanda Sidou, acontecerá no auditório do Centro Dragão do Mar, a partir das 19h.

Já no dia 9 de maio, será a vez do lançamento da biografia sobre João Amazonas, "Meu Verbo é Lutar", de Augusto Buonicore. E em junho, no dia 6, será lançado o livro "Meu Companheiro – 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes", de Maria Prestes, viúva do Cavaleiro da Esperança.

Saiba mais

Atualmente, a Escola Nacional de Formação do PCdoB conta com várias etapas para formar e aprofundar os comunistas em todo o país: Curso do Programa Socialista (CPS), Curso de Nível I (questões gerais), Nível II (conceitos básicos) e Nível III (aprofundamento do Marxismo).

De Fortaleza,
Carolina Campos