Xi Jinping: China aumentará investimento no exterior

Foi aberta no último domingo (7) na província de Hainan, no sul da China, a reunião anual do Fórum Asiático de Boao para 2013. O presidente chinês, Xi Jinping compareceu ao evento e proferiu na ocasião um discurso. Ele declarou que os países da Ásia querem contribuir mais para a solução da crise financeira internacional e com a recuperação econômica mundial.

O líder chinês prevê que a economia da China manterá no futuro uma tendência de crescimento estável. A demanda doméstica de consumo continuará a crescer e o investimento da China no exterior tem registrado um rápido crescimento.

Estima-se que o valor de importação do país chegará a 10 trilhões de dólares nos próximos cinco anos e o investimento total deve atingir US$ 500 bilhões. Além disso, cerca de 400 milhões de chineses devem viajar ao exterior.

Durante o fórum, o ex-ministro das Finanças da China, Xiang Huaicheng, disse que em relação às dívidas do governo, a taxa geral da dívida tem se mantido estável, não sendo, portanto, uma questão preocupante.

Ao falar do aumento do consumo doméstico e do investimento da China no exterior, Xie Yaxuan, diretor do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento do Departamento de Valores do Banco de Comerciantes da China (China Merchants Bank, na sigla em inglês), fez a seguinte declaração:

"O aumento dos investimentos da China no exterior terá grande influência sobre a economia chinesa, especialmente nos quatro aspectos seguintes. Primeiro, depois da China passar pelo processo de acumulação de riqueza nacional, é necessário realizar uma distribuição no mundo. A ampliação do investimento do país no exterior poderá atender essa necessidade. Em segundo lugar, as empresas chinesas podem aproveitar melhor os recursos do mercado doméstico e internacional para impulsionar ainda mais o crescimento econômico do país. Em terceiro lugar, o crescimento dos investimentos chineses no exterior favorece à manutenção de balança de pagamentos do país. Por fim, essa ação ajudará a manter a estabilidade do sistema financeiro da China."

"A partir da situação atual, a taxa de dívida do governo chinês está em um nível aceitável. No entanto, quanto à perspectiva do futuro, devemos nos manter em alerta. As autoridades precisam garantir a estabilidade dos impostos e das receitas financeiras, enquanto promovem crescimento equilibrado da economia. Além disso, o governo central deve tomar medidas eficientes para controlar o aumento irracional das despesas das autoridades locais", declarou Xie Yaxuan, questionado sobre a questão da dívida da China.

Durante o Fórum Asiático de Boao, o presidente chinês, Xi Jinping, também expressou sua opinião acerca dos riscos econômicos globais na atualidade. Ele ponderou que a economia mundial já entrou em um período de ajuste, mas ainda está enfrentando muitos desafios para concretizar a recuperação econômica. Segundo ele, também existem muitos riscos na área financeira internacional. Diante da situação, os diversos países do mundo devem se esforçar mais em reajustar a estrutura econômica e reforçar ainda mais cooperação nos vários setores.

Fonte: Rádio Internacional da China