Premiê chinês exige melhor controle da nova gripe aviária

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, presidiu nesta quarta-feira (10) em Pequim a uma reunião do Conselho de Estado, pedindo que todo o país fortaleça o controle da expansão da gripe aviária H7N9.

A Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar da China anunciou nessa quarta que até o momento, o país confirmou 33 pessoas infectadas, entre as quais, nove morreram.

A reunião exigiu a organização de forças especiais, fortalecimento do controle em rede e intensificação das cooperações internacionais para controlar a origem do mal.

A reunião ainda enfatizou o papel das ciências e tecnologias na luta contra a epidemia, e a transparência na publicação das informações relacionadas ao público.

Origem descoberta

Depois vários dias de pesquisa, cientistas da Academia das Ciências da China revelaram que o vírus H7N9 da gripe aviária poderá ser uma combinação entre vírus transportados por aves vindas do sudeste asiático e vírus que afetam as galinhas no sul da China.

Os cientistas chineses apontam que esses vírus não são gravemente prejudiciais à saúde das aves (e, consequentemente, as aves infectadas não apresentam sintomas), mas causam sérios problemas ao ser humano, razão pela qual as pessoas não descobriram antes a presença dessa doença que acabou causando vítimas mortais entre os humanos.

As pesquisas ainda mostraram que os porcos não são afetados pelo H7N9.

Fonte: Rádio Internacional da China