Deputado diz que liberdade de expressão no Brasil sofre “asfixia"

Em pronunciamento no Plenário da Câmara nesta segunda-feira (8), em comemoração ao Dia Jornalista, comemorado no dia 7 dea bril, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) disse que a liberdade de expressão no Brasil passa por "processo de asfixia". Ele quer debater o assunto na Casa e chama a atenção para as recentes perseguições contra blogueiros, sites progressistas e veículos de informação alternativa (sites, rádios e tvs comunitárias).

Pimenta, que é jornalista, cita o caso de um dos mais importantes blogueiros progressistas do país, Luiz Carlos Azenha, que disse estar fechando o seu blog Viomundo, por ter sido condenado a pagar uma indenização de 30 mil reais, devido a suposta campanha difamatória contra o diretor de uma grande emissora de TV brasileira.

“Dia 7 comemorou-se o Dia Jornalista, data criada pela Associação Brasileira de Imprensa em homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, jornalista assassinado em 1830 por inimigos políticos. Quase 200 anos depois, a perseguição contra os profissionais – principalmente blogueiros – ainda continua”, disse Pimenta.

"Um país que quer superar, do ponto de vista estrutural, alguns dos grandes gargalos que impedem os avanços democráticos, não pode abdicar de fazer esse debate e essa discussão", disse ainda o deputado, anunciando que quer ouvir blogueiros progressistas, representantes de rádios comunitárias e de veículos do interior do país..

"Vamos assumir de maneira corajosa uma discussão a respeito desse tema que, do meu ponto de vista, é fundamental e urgente para a consolidação da democracia do nosso país", disse, acrescentando que "hoje é clara a ação no sentido de asfixiar a possibilidade de que esses espaços alternativos façam o debate e que possam apresentar, muitas vezes, uma versão diferenciada e alternativa dessa realidade que, tradicionalmente, os veículos de comunicação buscam vender ao povo brasileiro como verdade".

O parlamentar ressaltou também a importância desses veículos para a comunicação, que na era digital "tem sido fundamental para fazer com que a sociedade tenha a possibilidade de acesso a uma outra visão, a um outro olhar, a uma outra leitura a respeito, não só da política nacional, mas também da política no âmbito dos estados e dos municípios", completou.

Da Redação em Brasília
Com agências