Antonildo é reeleito presidente da Federação de Apicultores

Antonildo Medeiros é reeleito presidente da Federação Tocantinense de Apicultores. Tocantins possui cerca de 1.300 apicultores de 54 associações integradas à Fetoapi.

Nesta quinta-feira, 11, no auditório da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), foi reeleito presidente da Federação Tocantinense de Apicultores (Fetoapi), por unanimidade, o apicultor Antonildo Medeiros. O novo mandato termina em 2015.

Presente na abertura da votação, o assessor executivo de Desenvolvimento Animal da Seagro, Cláudio Sayão, falou sobre a parceria com os produtores de mel do Estado. “Essa é uma atividade que vem despontando nos últimos tempos, por isso, contamos com essa parceria para juntos, traçar estratégias para aumento da apicultura no Tocantins”, argumentou.

Ao ser reeleito presidente da Federação, Medeiros destacou as principais metas para impulsionar a apicultura no Estado nos próximos anos. “Queremos iniciar as inaugurações das 10 casas de mel e quatro entrepostos; batalhar para a construção de uma sede da Federação em Palmas e legalizar as associações com o Selo de Inspeção Fiscal para que os produtores possam comercializar o mel com qualidade”, disse.

Antonildo disse ainda que pretende reunir esforços com os produtores e a Seagro para organizar, ainda mais a cadeia produtiva do mel no Estado. “Queremos melhores condições para o agricultor produzir o mel e gerar renda, além de buscar recursos para aumentar a produção atual, que chega a 250 toneladas”, argumentou.

Dados
O Tocantins possui atualmente cerca de 1.300 apicultores de 54 associações integradas à Fetoapi – Federação Tocantinense de Apicultores e uma produção de mel de 250 toneladas, em 2011. Os dados de 2012, ainda não foram fechados.