Deputados acompanham trabalho de extração de areia no Jacuí

A Comissão de Representação Externa sobre a Extração de Areia no Rio Jacuí realizou nesta quinta-feira (11) uma visita ao rio Jacuí acompanhada de policiais do 1º Batalhão Ambiental de Porto Alegre.

rio jacui1 - divulgação

Participaram os deputados Miki Breier (PSB), presidente da Comissão, Raul Carrion (PCdoB) e Mano Changes (PP).

A ação foi coordenada pelo Comando Ambiental da Brigada Militar, através do Coronel Ângelo Antônio Vieira da Silva, Comandante do Comando Ambiental da Brigada Militar, e do Major Rodrigo dos Santos, e contou com o apoio da Marinha. A comitiva partiu do posto da corporação, próximo a ponte do Rio Guaíba, em Porto Alegre, e seguiu o curso do rio passando por Charqueadas até a cidade de São Jerônimo. No trajeto, foram abordadas três balsas e realizada a inspeção da documentação e licenças.

A agenda da Comissão inclui encontros com todas as partes envolvidas no processo de extração de areia no Rio Jacuí e do lago Guaíba. O objetivo da Comissão, instalada em 21 de março, é obter informações oficiais e da sociedade civil a respeito da atual situação do Jacuí, sobretudo no que tange à extração de areia, seus limites, licenças, fiscalização. Nesta segunda-feira (15), uma audiência pública será realizada para aprofundar os debates sobre a questão.

De Porto Alegre,
Isabela Soares