Programação: Um dia para comemorar os 287 anos de Fortaleza

Acordar cedo e ir a locais preferidos na cidade ou aqueles que nunca mais foram visitados é uma pedida. À tarde e à noite, no Aterro da Praia de Iracema, tem a grande festa promovida pela Prefeitura Municipal com o grupo Palavra Cantada, a partir das 18h, e, mais tarde, o palco será do mineiro Milton Nascimento (foto), da fadista portuguesa Carminho, da Orquestra Eleazar de Carvalho.

Antes dessas atrações, acontece o show “Para cantar Fortaleza”, com os artistas cearenses Carol Oliveira, Cátia Cilene, Di Ferreira, Guto Ribeiro, Lúcio Ricardo, Manassés e Marcos Lessa. Nesse show, os artistas cearenses irão relembrar canções de compositores locais, que viraram clássicos, como “Como nossos pais” (Belchior), “Terral” (Ednardo), “Cebola Cortada” (Petrúcio Maia e Fagner), “Coca-Colas e Iguarias” (Valdo Aderaldo), e outras. Nessa promoção da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, serão arrecadados alimentos e água para as vítimas da seca no Ceará. Vale lembrar que o transporte público terá Tarifa Social.

E que tal, ante do show da noite, iniciar o dia, com uma caminhada cedinho nos calçadões olhando as praias – seja na Vila do Mar, na zona oeste, seja na Praia de Iracema ou Avenida Beira-Mar, na zona leste. Ir a um dos parques da cidade também está valendo: Cocó, Adahil Barreto, Rio Branco. Belezas naturais estão por lá.

As opções de passeio para curtir a cidade são muitas. Mas vamos ficar pelo Centro da cidade, conhecendo ou revendo espaços que contam a história de Fortaleza. É nossa sugestão. Da Praça do Ferreira, com seu conjunto arquitetônico de antigas e novas construções, é possível seguir por vários roteiros. Indo pela Rua Floriano Peixoto, no rumo da praia, que tal uma parada no Museu do Ceará? História e curiosidades vão agradar crianças e adultos. Vizinho, está a Praça dos Leões, com a histórica Igreja do Rosário e o Palácio da Luz, onde funciona hoje a Academia Cearense de Letras.

Descendo a escadaria da Praça dos Leões, seguindo ela Conde D’Eu, em direção à praia, chega-se à majestosa Catedral Metropolitana. Mais adiante, à esquerda está o Mercado Central, com toda a riqueza do artesanato cearense. À direita, o Forte de Nossa Senhora da Assunção, foi a fortaleza, berço da capital cearense, e hoje funciona a Décima-Região Militar. Ao subir a ladeira, ao lado do forte, outro ponto que merece a visita é o Passeio Público, com suas alamedas sombreadas.

No passado foi cenário para passeios bucólicos de senhorinhas e cavalheiros, mas também do sacrifício dos heróis da Confederação do Equador. Hoje o Passeio Público volta a ser espaço para piqueniques e encontros descontraídos animados por artistas locais. Neste sábado (13), aniversário de Fortaleza, das 13h às 16h, tem a tradicional feijoada e o programa Passeio Instrumental com os músicos Carlinhos Patriolino e Marco Túlio. O pesquisador Nirez tambem vai estar lá para fazer palestra sobre os 287 anos de Fortaleza. Haverá ainda exibição dos filmes Arquivo Nirez vai à Praça e Fortaleza Meu Amor.

De lá, é possível ver a centenária Santa Casa de Misericórdia, que conta histórias de caridade e benemerência. Por trás da Santa Casa, o Centro de Turismo, instalado em antiga cadeia pública, oferece diversidade de artesanato e guloseimas típicas. Mais adiante, atravessando a rua General Sampaio, a Estação Ferroviária João Felipe tem arquitetura que, no cotidiano corrido, poucos param para apreciar.

Bom passeio! Boa festa!

Fonte: Agência da Boa Notícia