Superintendente da SPU-Pará participa de encontro com prefeitos

O evento aconteceu nessa manhã de sexta-feira (12) no auditório da SUDAM com a presença de vários órgãos do governo federal sobre a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e gestores dos municípios do Território da Cidadania do Marajó e Baixo Tocantins.

O objetivo do encontro era pra planejar e discutir politicas agraria e regularização fundiária, ao mesmo tempo articular e fortalecer ações públicas de inclusão para famílias de baixa renda desses municípios que historicamente foram excluídos.
Lélio Costa da SPU- Pará iniciou sua fala lembrando que esse ano faz 41 anos da epopeia que o povo brasileiro protagonizou em nosso país para resistir à ditadura através da Guerrilha do Araguaia.

Ainda agradeceu a presença de todos os órgãos, prefeituras, parlamentares e dos movimentos sociais que estão presentes nesse evento, como o Movimento Habitar Belém, Associação dos Moradores das Terras de Marinha do Estado do Pará e a Federação Municipal de Associações do Município de Belém – FEMAMB.

“Os índices de desenvolvimento humano dos municípios desses territórios são baixos, precisamos levar o governo federal para inclusão social desse povo, apontando caminhos e socializando politicas agraria e de regularização fundiária”. Afirmou o superintendente da SPU-Pará.

A prioridade da SPU-Pará busca fortalecer a cidadania nesses territórios com os seguintes desafios:
– Dar continuidade ao projeto nossa várzea através do Termo de autorização de Uso, dando segurança da posse da terra aos ribeirinhos e populações tradicionais;

– Projeto Orla – Que busca ordenar o uso e a ocupação das orlas;

– Regularização Fundiária Urbana e Rural;

No evento foi entregue simbolicamente pelo superintendente da SPU-Pará Lélio Costa, o termo de autorização de uso sustentável a Prefeitura Municipal de Curralinho para construção do Aeroporto da cidade e para a senhora Solange de Nazaré Pereira Martins de 45 anos da Ilha Nova – Rio Baixo Muaná.

Da Redação local
Fonte: Núcleo de Comunicação da SPU-Pará