Estrangeiros atestam solidez do sistema eleitoral da Venezuela

Representantes internacionais que foram à Venezuela para acompanhar as eleições presidenciais ressaltaram neste domingo (14) o bom desenvolvimento e o ambiente de tranquilidade presentes no processo eleitoral venezuelano.

O representante especial da missão de acompanhamento internacional da União das Nações Sul-americanas (Unasul), Carlos Álvarez, destacou em declarações à imprensa que a votação transcorre satisfatoriamente.

"A missão da Unasul saiu desde cedo na manhã deste domingo para verificar como se iniciava o processo de votação com a abertura das mesas nos colégios eleitorais e o que vimos foi uma absoluta normalidade, as pessoas já estão familiarizadas com o sistema automatizado e tudo se desenvolve com muita fluidez", afirmou.

Igualmente, Álvarez disse à Prensa Latina que o sistema eleitoral venezuelano funciona muito bem e é eficiente, seguro e invulnerável do ponto de vista técnico.

A esse respeito ele recordou que durante a recente reunião da missão da Unasul com os engenheiros de informática da oposição venezuelana, estes reconheceram a solidez do sistema eleitoral, um dos mais seguros da América Latina, ao possuir um voto automatizado muito avançado em comparação com o manual que ainda prevalece na região.

Por outro lado, a ex-senadora colombiana Piedad Córdoba, que também acompanha o processo eleitoral como integrante de uma delegação de 22 pessoas, destacou no centro de votação do Liceu Miguel Antonio Caro que a Venezuela vive uma "festa de democracia que é exemplo para o mundo".

Nesse sentido, reiterou a confiabilidade, a solidez e a seriedade do sistema eleitoral da Venezuela.

Prensa Latina