Patriota pede respeito ao resultado das eleições na Venezuela

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou nesta segunda-feira (15) que os resultados das eleições realizadas na Venezuela "devem ser respeitados" e enviou "felicitações" ao presidente eleito, Nicolás Maduro.

Patriota - Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

"O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciou a vitória do presidente Maduro e a considerou irreversível", disse Patriota.

Patriota declarou que o Brasil respalda o comunicado divulgado em Caracas pela Missão de Acompanhamento Eleitoral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), que declarou que a apertada vitória de Maduro deve ser "respeitada" por "emanar" da "única autoridade competente na matéria", o CNE.

O chanceler considerou a jornada eleitoral na Venezuela como uma "vitória da democracia" e disse que o governo brasileiro deseja "continuar no caminho de uma relação mais estreita e uma cooperação mais profunda" com o país.

Patriota afirmou que a Venezuela é "um parceiro estratégico do Brasil" e, como membro do Mercosul, é uma nação com a qual o governo deseja ter uma "relação muito mais profunda e intensa".

Com agências