Encontro dos Bancários da CTB reafirma unidade da categoria

Dezenas de sindicalistas do Ramo Financeiro da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) se reuniram no final de semana, em São Paulo, para discutir a atuação interna da categoria na Central.

Durante os dois dias de discussão, formulou-se um balanço positivo dos últimos cinco anos, principalmente no que diz respeito à capacidade de elevar o debate político, a construção da unidade entre as diversas correntes que atuam no setor bancário e a firme defesa dos interesses dos trabalhadores, expressa nas últimas campanhas salariais, inclusive nas greves daí decorrentes.

Apesar dessa avaliação positiva, o 4º Encontro Nacional do Ramo Financeiro da CTB também abriu espaço para algumas autocríticas. Para o (a)s sindicalistas participantes, a despeito dos avanços apontados anteriormente, resiste certo nível de debilidade organizativa, principalmente no que tange ao acompanhamento dos diversos núcleos e bancadas espalhados pelo país, sendo avaliado que essa debilidade se deu pelo fato de a direção do Ramo Financeiro da CTB ter sido conduzida apenas pelo secretariado, não tendo reunido a coordenação-geral no último período.

À luz deste debate, o 4º Encontro apontou a necessidade de aprofundar a inserção dos Bancários da CTB como direção real da categoria, inaugurando um novo momento de inserção em um patamar mais elevado, tarefa que vai exigir uma direção mais coletiva e um envolvimento maior de toda sua militância.

Nesse sentido, o Encontro aprovou a consigna de “Todo núcleo com um projeto”, apontando a necessidade de realizar um planejamento estratégico para determinar as ações concretas em cada estado, visando a aumentar o protagonismo e a organização dos Bancários da CTB. “A coordenação fará um esforço de acompanhar todos os núcleos e bancadas cumprindo uma nova dinâmica com mais agilidade e presença”, afirmou Eduardo Navarro, bancário e secretário de Imprensa e Comunicação da CTB.

Fonte: CTB