Índios realizam manifestação em meio ao Plenário da Câmara 

Diversos índios entraram, no início da noite desta terça-feira (16), no Plenário da Câmara dos Deputados. Em meio a danças, gritos e som de instrumentos musicais, os índios assumiram todos os espaços, desocupados pelos parlamentares que saíram correndo na entrada dos índios. A sessão ordinária do Plenário foi encerrada por causa do protesto, enquanto alguns parlamentares que permaneceram no local negociando com os indígenas a desocupação do plenário.

Índios realizam manifestação em meio ao Plenário da Câmara - Agência Câmara

Os indígenas, em comemoração ao Dia do Índio – 19 de abril – protestam contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que transfere do Poder Executivo para o Congresso Nacional a decisão final sobre a demarcação de terras indígenas no Brasil.

Leia também: Índios querem impedir votação de PEC sobre demarcação de terra

Eles não estavam satisfeitos com a resposta do presidente da Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB-RN) de suspender temporariamente a instação da comissão especial que vai analisar a PEC.

A deputada Érica Kokay (PT-DF) diz que os ind´pigenas acreditam que se houver a mudança de decisão da demarcação de terra, nunca mais haverá nenhuma demarcação de terra indíogena, que será bloqueada pela bancada ruralista, que é maioria na Casa.

Para o deputado Sarney Filho (PV-MA) avalia que a situação demonstra o desespero das populações indígenas que vem enfrentando situações de disputas e ameaças por longos anos. O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) também acredita que essa é uma "situação limite dos indígenas que olham de soslaio para o Parlamento e querem uma decisão final sobre a PEC e não apenas um adiamento".

De Brasília
Márcia Xavier