Prefeitura dialoga com lideranças comunitárias da Vila Luizão

 

Reunião com lideranças comunitárias
Uma reunião nesta segunda-feira (15), entre representantes da Prefeitura de São Luís e lideranças comunitárias da Vila Luizão, buscou estratégias para o trânsito e transporte da região e áreas adjacentes. O encontro aconteceu em resposta a reivindicações pacíficas realizadas por moradores nesta manhã.

A secretária de Trânsito e Transportes (SMTT), Myrian Aguiar, afirmou que a atual administração conhece as dificuldades herdadas de gestões anteriores existentes no transporte público ludovicense, e que está trabalhando para solucionar de forma eficaz os problemas enfrentados em toda a capital. “Estamos em processo licitatório, trabalhando com todo o amparo legal, para iniciarmos ações emergenciais neste primeiro semestre de 2012”, afirmou.

Segundo o líder comunitário Henrique Pereira, presidente do Grupo Ação e Renovação Popular (Garp), as manifestações reivindicam a criação de novos abrigos para ônibus, ampliação da frota com acessibilidade, demarcação de pontos de ônibus nos itinerários das linhas já existentes e criação de ponto final dentro da Vila Luizão. “Estamos pedindo o que a comunidade mais precisa. Os ônibus são velhos e vivem superlotados. Queremos mais conforto”, disse.

O vereador Honorato Fernandes (PT), líder do governo na Câmara Municipal, mediou o encontro e reafirmou o compromisso da atual gestão em dialogar com a população e buscar parcerias. “Essa busca é legítima e é através das conversas com o povo que chegaremos ao melhor acordo para o bem de São Luís”, ressaltou.

Durante a manifestação, ônibus que circulam na Divineia, Sol e Mar, Vila Luizão, Santa Rosa e Habitacional Turu foram paralisados na avenida Principal de acesso à Vila Luizão. Não houve negociações prévias com a gestão atual da Secretaria de Trânsito e Transporte antes da manifestação.

AÇÕES

Durante o encontro, a secretária de Trânsito e Transporte afirmou que a partir desta terça-feira (16) equipes da SMTT irão iniciar trabalhos de fiscalização nas garagens de empresas de ônibus no bairro para não permitir que veículos sucateados e sem condições para circular cumpram itinerário. Foi estabelecido, ainda, o levantamento de informações sobre a viabilidade de aumento da frota e criação de novas linhas na região, no prazo de 10 dias.

Na próxima semana, representantes comunitários se reunirão novamente com a secretária Myrian Aguiar para discutir os resultados obtidos no levantamento e debater as estratégias a serem implantadas na Vila Luizão e adjacências. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) dará início, ainda, a ações de limpeza urbana, iluminação pública e tapa-buracos na Vila Luizão, como cumprimento da meta de revitalização das ruas e bairros de toda a capital.

A reunião foi acompanhada pelos secretários Márcio Jerry (Comunicação) e Osmar Filho (Articulação Política), além dos vereadores Honorato (PT) e Marquinhos (PRB).

Fonte: Prefeitura de São Luís