Encontro de Mulheres marca campanha de filiação em Jaraguá do Sul

Encontro do PCdoB na Macro Região Norte sobre Mulheres e Emancipação abre campanha de filiação de mulheres ao PCdoB em SC

 
 
Na manhã de 13 de abril, Jaraguá do Sul acolheu mais de 50 pessoas, militantes do PCdoB e simpatizantes, da Macro-Região Norte para debater a emancipação da mulher.
Diversas lideranças femininas e masculinas estiveram presentes na conversa que foi iniciada com uma mesa redonda composta por Joice Pacheco – da direção municipal do PCdoB em Jaraguá, Simone Lolatto – secretaria estadual de mulheres do PCdoB, e Angela Albino – presidenta do PCdoB em SC e deputada estadual.
 



 
Joice Pacheco abordou os resultados eleitorais na região considerando os avanços, declínios, causas e consequências da baixa presença das mulheres nas prefeituras e câmaras de vereadores dos municípios da região, nos fazendo refletir sobre as contradições que estão bem perto de nosso dia-a-dia e muitas vezes não vemos. Simone Lolatto contextualizou a luta das mulheres por melhores condições de vida e as dificuldades ainda presentes e enfrentadas pelas mulheres: a violência doméstica e sexual, a cultura de que é delas a responsabilidade com as tarefas domésticas e/ou com as crianças, a luta por salario igual para trabalho igual e a persistência em prosseguir em busca da superação da opressão entre os gêneros (do masculino sobre o feminino).
Angela Albino falou sobre a imensa desigualdade de condições para as mulheres que são candidatas como reflexo das dificuldades que já enfrentam em outros espaços como no mundo do trabalho onde as mulheres negras são as que mais sofrem com os menores salários e trabalhos mais precários. Destacou que Santa Catarina é o estado brasileiro com a menor participação política feminina e também com a maior desigualdade salarial entre homens e mulheres. Chamou a atenção para o fato de o PCdoB já ter chamado 2 conferências nacional da sigla para debater no coletivo partidário a emancipação da mulher como condição fundante para a emancipação humana; dentre as frentes de atuação partidária as prioridades de ação do PCdoB estão em Trabalhadores, Mulheres e Juventude, e considerou a presença das mulheres entre trabalhadores e juventude, de modo que “nós mulheres marcamos presença entre todas as prioridades de ação partidária” demarcou Angela Albino. 



 
Com este entendimento, alinhado à orientação partidária nacional, o PCdoB em SC lança a campanha de filiação de mulheres – “Lugar de mulher é na política, venha para o PCdoB, o Partido das Mulheres”. Disposto a reunir o coletivo partidário, em todas as macro-regiões do estado para lançar esta campanha, debater a emancipação entre os gêneros e contribuir para que tenhamos mais mulheres na política, hoje um dos maiores desafios a ser superado considerando que este é o espaço público com a menor participação feminina. Neste sentido em nosso horizonte eleitoral estão as eleições de 2014 e a determinação de termos muitas mulheres comunistas, de todas as regiões do estado, participando do processo como candidatas a deputadas fortalecendo nossa chapa própria e sendo eleitas. Em Santa Catarina, o PCdoB, tem um projeto ousado: estruturar e organizar o Partido nos maiores municípios. Especialmente, queremos nosso Partido construído e fortalecido pela participação efetiva das mulheres.
*Secretaria Estadual de Mulheres
Fotos:  Giovani Santos / Assessoria Angela Albino