Fundação promove seminário sobre Plano Diretor de Florianópolis

Construir uma opinião avançada e unificada sobre os vários aspectos da cidade e capacitar a militância acerca das diretrizes do Estatudo das Cidades e questões urbanas. Esses os objetivos do “Seminário Pensando Florianópolis. A Cidade Que Queremos” que a Fundação Maurício Grabois promove nos meses de abril e maio em Florianópolis.

A primeira etapa acontece no dia 24 de abril, a partir das 18h30. Todo o serminário acontece no auditório do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina – Sinjusc – localizado na Avenida Mauro Ramos, 448, centro de Florianopolis. As próximas etapas serão nos dias 16 e 25 de maio. As inscrições podem ser feitas através do telefone (48) 3364 4865 ou pelo e-mail pcdobsc@gmail.com.

A abertura do evento, no dia 24, será feita pela deputada estadual Ângela Albino e pelo vereador de Florianópolis, Ricardo Vieira. Na sequência teremos o painel Estatuto das Cidades – Princípios e Diretrizes apresentado pela especialista em gestão urbana e políticas públicas, Beatriz Kauduinski.

O seminário prossegue no dia 16 de maio, a partir das 18h30, com “O Processo de Elaboração do Novo Plano Diretor” de Florianópolis. O primeiro painelista será o ex-presidente do Instituto de Planejamento de Florianópolis – IPUF – e delegado da Polícia Federal, Ildo Rosa. Ele apresentará o “Histórico do processo do Plano Diretor Participativo – PDP -, visão do Poder Público, dificuldades”.

Na sequência teremos o representante distrital de Ratones no Plano Diretor de Florianópolis, engenheiro Flávio Demori que falará da “Visão da comunidade e os principais conflitos”. O arquiteto urbanista, Edson Catoni, abordará a “Metodologia do Plano Diretor Participativo, suas polêmicas e as experiências de outras cidades”. O último painelista será o arquiteto e professor da UFSC e diretor de planejamento do IPUF, Eduardo Castels, que tratará das “Perspectivas e visão da atuação da direção sobre o plano diretor”.

O Seminário Pensando Florianópolis. A Cidade que Queremos se encerra no dia 25 de maio, a partir das 14h com o debate Construindo Diretrizes Sobre a Cidade que Queremos, com a sistematização e encaminhamentos.

*Secretaria Municipal de Comunicação