MST ocupa sétima área em Pernambuco em menos de uma semana

Cerca de 100 famílias do MST ocuparam o Engenho Pimentel, localizado no município de Santo Agostinho, região metropolitana do estado de Pernambuco. Segundo o integrante da direção estadual do Movimento, Clebson, “as famílias irão permanecer até que se resolva a desapropriação da área”, afirma, ao dizer que a Reforma Agrária está paralisada no estado.

A ocupação ocorreu na terça-feira (16). Desde o final de semana, os sem-terra do estado naquele estado já ocuparam outras seis áreas, mobilizando mais de 450 famílias.

Em Pernambuco há 163 acampamentos organizados pelo MST, com mais de 16 mil famílias acampadas. De acordo com dados do próprio Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), apenas uma única nova área foi desapropriada no estado em 2012.

No último estudo realizado pelo Incra sobre a produtividade das fazendas no estado, em 2009, apontava uma improdutividade em 57% dos latifúndios cadastrados em Pernambuco, totalizando 411.657 hectares de terras, mais do que suficiente para assentar as famílias que vivem acampadas em todo o estado.

“Isso sem contar as áreas devedoras da União e que desrespeitam a legislação trabalhista e ambiental, e que, portanto, são passíveis de desapropriação para Reforma Agrária, segundo a Constituição Federal. Enquanto isso, 16 mil famílias do MST vivem em acampamentos, muitas acampadas há mais de cinco anos, vivendo em situação bastante difícil à beira das estradas”, completa Clebson.

As mobilizações fazem parte das ações que acontecem em todo o Brasil e faz parte do calendário de lutas que marcam a Jornada Nacional de luta pela Reforma Agrária, em referência ao massacre de Eldorado dos Carajás ocorrido em 17 de abril de 1996 no estado do Pará.

Mais ocupações

Na segunda-feira (15), cerca de 50 sem-terra reocuparam a fazenda Fruit Fort, localizada na BR 235, em Petrolina (PE). Em agosto do ano passado, a área já tinha sido ocupada pelos trabalhadores rurais, mas por determinação da justiça foram obrigados a sair.

Além de pendências com a justiça do trabalho, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) também investiga a produtividade da fazenda.

Outras 80 famílias ocuparam o Engenho Juçaral, pertencente à Usina São Luiz Ainda, no município de Catende, região Brejo do estado.

No domingo, outras áreas foram ocupadas. No município de Arcoverde, 80 famílias reocuparam a granja Serra das Varas.

O Engenho Jacarapina – atualmente arrendada à Usina Santa Tereza -, no município de Itaquitinga, região da Mata Norte, foi ocupada por 60 famílias.

Outras 80 famílias também ocuparam a fazenda Sítio Chocalho, no município de São Caetano, região Agreste e mais 60 Famílias ocuparam fazenda Serra dos Papagaios, no município de Petrolândia.

Fonte: Página do MST