1ª Caminhada Mulheres Lutando pela Paz

 

Violência Doméstica
Envolver a sociedade em uma ampla discussão sobre o combate e a prevenção da violência contra a mulher é o objetivo da “1ª Caminhada Mulheres Lutando pela Paz” que será realizada no próximo dia 20, às 15h. A caminhada fará concentração na União de Moradores do Bairro do Bom Jesus e no Viva do Alto São Sebastião, num trajeto que percorrerá várias ruas da área do Pólo Coroadinho.

A mobilização contará com a presença de lideranças e entidades comunitárias e com vários representantes da comunidade. A Caminhada tem o objetivo de sensibilizar a sociedade e cobrar dos órgãos públicos ações concretas para o combate da violência doméstica, chamando atenção para a falta de estrutura no atendimento de mulheres agredidas.
Realidade

A Lei Maria da Penha completará sete anos e representa o instrumento jurídico de proteção e combate à violência doméstica e familiar. Apesar de ainda ser assustador o número de casos no quesito violência contra a mulher, as mulheres estão mais conscientes de seus direitos. No Maranhão, houve um aumento no número de denúncias de violência contra mulheres. Dados do Disque Denúncia revelaram que só em São Luís, foram mais de três mil ocorrências registradas no ano passado.

A Delegacia Especial da Mulher recebe diariamente inúmeros relatos desse tipo de violência, as mulheres chegam ao local em busca de proteção. O Disque Denúncia também apresentou dados que indicaram que somente no ano passado cresceu 111% esse tipo de reclamação, o que revela que a violência neste caso não é invisível.

A pesquisa mostra ainda quais são os bairros onde mais saem denúncias de casos de violência contra a mulher. São eles: Cidade Operária (30%), Anjo da Guarda (16%), Cidade Olímpica (14%), Centro (11%), Turu (9%) e outros (20%).

A realidade apresentada nos números não diminui a importância das discussões dos movimentos de defesa dos direitos humanos. Mobilizar a sociedade em busca da conscientização ainda é tarefa fundamental para reduzir o número de vítimas de violência doméstica.

O QUÊ: 1ª Caminhada Mulheres Lutando pela Paz
QUANDO: Sábado (20), às 15h.
ONDE: Rua do Arame, Rua Epitácio Cafeteira, Rua do Seminário na Vila dos Frades, Viva do Alto São Sebastião, Rua do Muro, Rua das flores, Praça Mestre Felipe, Avenida Amália Saldanha e Praça ao lado da Fundação Bradesco.