Unidade neonatal de Ceilândia será aberta na próxima semana

Para evitar a transmissão da bactéria para outros bebês, a maternidade do hospital está fechada para novas internações desde sábado, 13.

O Governo do Distrito Federal prometeu reabrir a maternidade do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) até a próxima semana. Para evitar a contaminação de outros bebês pela bactéria serratia, a maternidade do hospital está fechada para novas internações. O último parto no HRC ocorreu dia 12. A “medida cautelar” foi confirmada no fim sábado, horas depois de uma criança de quatro dias morrer na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do estabelecimento.

Segundo a Secretaria de Saúde, nove bebês permanecem na unidade de cuidados intermediários. Na unidade de tratamento intensivo neonatal são oito, incluindo dois contaminados pela bactéria serratia. Desde o dia 27 de março, sete bebês morreram no hospital. Dois deles tiveram a contaminação confirmada. A morte de três bebês é investigada.

A Secretaria de Saúde do DF na quarta-feira (17/4) que a UTI Neonatal do HRC deve ser reaberta se houver a desocupação total e finalização da higienização. De acordo com o Secretário de Saúde, Rafael Barbosa, serão contratados 100 médicos provisórios, sendo 50 pediatras e 50 neonatologistas. Os novos profissionais atenderão toda a rede de saúde.