Brasília recebe novo estádio na comemoração do 53º aniversário

Neste domingo (21), quando Brasília comemora 53 anos de fundação, a cidade ganha mais um monumento: o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. A cerimônia ocorre das 10h às 12 horas. “O estádio será o grande presente para a população do Distrito Federal. Vamos inaugurar um equipamento importante para o desenvolvimento econômico e inserir a cidade no roteiro nacional e internacional de eventos”, ressaltou o governador Agnelo Queiroz.

Brasília recebe novo estádio na comemoração do 53º aniversário

Para a entrega oficial da arena multiuso, está sendo organizado em evento formal, a exemplo do que ocorreu nas outras cidades-sede. Estão previstas as presenças da presidente Dilma Rousseff e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo; do Governador do Distrito Federal e do administrador de Brasília, Messias de Sousa; além de outras autoridades, convidados especiais e operários.

“A grande festa do estádio será em 15 de junho, quando o Brasil enfrentará o Japão pela abertura da Copa das Confederações. E, antes disso, o público poderá conferir a estrutura nos eventos-teste”, afirmou o secretário Extraordinário da Copa 2014, Claudio Monteiro.

Além da abertura da Copa das Confederações, o estádio será sede de sete jogos da Copa do Mundo de 2014. Os eventos-testes estão marcados para maio, com a final do Campeonato Brasiliense, no dia 18, e a abertura do Brasileirão, entre Santos e Flamengo. Segundo Claudio Monteiro, a final do Candangão ocupará 20% da capacidade total da arena, de 71 mil lugares. Já o Brasileirão terá lotação máxima.

Após a abertura da Copa das Confederações, em 15 de junho, a arena multiuso receberá seu primeiro espetáculo cultural: o show Renato Russo Sinfônico está marcado para o dia 29 de junho, com projeções holográficas do cantor, falecido em 11 de outubro de 1996. A apresentação será única em todo o Brasil.

“O estádio é um lugar de convivência e de oportunidades para a sociedade. Os brasilienses terão um local de excelência para os eventos esportivos e culturais, e não mais espaços improvisados, como os estacionamentos”, destacou Claudio Monteiro.

Dia de festa

Com o tema “Capital Ibero-Americana da Juventude 2013”, a comemoração dos 53 anos de Brasília – além da inauguração do estádio – terá várias atividades voltadas para esse público, com diferentes formas de manifestações artísticas. As festividades começaram no sábado último (13), com o lançamento da exposição “Brasília – Da construção da capital aos dias atuais”, no Outlet Premium Brasília. Até o dia 17 terão outros eventos culturais como os saraus de poesia, na Rodoviária do Plano Piloto, e a Liga Internacional de Basquete de Rua 2013, com performances e apresentação de Dj’s, em Ceilândia.

Nesta quinta-feira (18), começou o 3º Festival Nacional de Balonismo e o tradicional circuito de vôlei de praia na Esplanada dos Ministérios. No final de semana – dias 20 e 21, a Praça Ibero-Americana da Juventude – que será montada, no Complexo Cultural da República, em alusão ao título conferido a Brasília – contará com programações alternativas como apresentações circenses e de Mc’s e esportes radicais.

Na data do aniversário, atividades esportivas como o Campeonato Brasileiro de Triatlo, na Ponte JK, e as competições de remo, veleiro e canoagem, no calçadão da Asa Norte, agitarão a cidade. À noite, shows de artistas locais e nacionais atenderão a todos os gostos e idades. Entre eles Ellen Oléria, GOG, Fundo de Quintal, Maria Gadú, Teatro Mágico e Lenine.

Da Redação em Brasília
Com agências