Perpétua defende novas normas para desenvolver defesa nacional 

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC-foto) elogiou a presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Defesa, Celso Amorim, pela publicação de decreto que estabelece normas especiais para as compras, as contratações e o desenvolvimento de produtos e sistemas de defesa.

Na avaliação da parlamentar, o decreto “abre caminho para fortalecer a indústria nacional de Defesa e para um maior desenvolvimento científico e tecnológico do país a partir da produção de equipamentos para as Forças Armadas brasileiras e para a exportação destes equipamentos a outros países”.

Perpétua defendeu ainda a proteção das empresas brasileiras de Defesa que tenham recebido financiamento a fundo perdido para inovação e impedir a aquisição pelo capital estrangeiro de empresas que desenvolvam essa tecnologia.

“Num contexto em que há uma forte corrida dos grandes ‘players’ mundiais do setor de Defesa em relação às nossas indústrias de capital nacional, é preciso que o Estado brasileiro, como fazem outros grandes países mundo afora, salvaguardem e protejam dos riscos de desnacionalização este estratégico setor da economia nacional”, alertou.

“Estamos dando passos importantes, no sentido de desenvolver e incentivar esta indústria do conhecimento, com ampla capacidade de difusão tecnológica para o conjunto das cadeias produtivas e de ampla capacidade de exportação de um produto, em geral, com altíssimo valor agregado”, destacou.

A parlamentar solicitou ainda a realização de uma Comissão Geral sobre a "Estratégia Nacional de Defesa", para que os congressistas brasileiros tomem conhecimento das medidas que estão sendo adotadas no setor de defesa nacional.

Da Redação em Brasília