Irã diz que aceita supervisão internacional de programa nuclear

O Irã continua suas atividades nucleares pacíficas sob a supervisão direta dos inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), segundo declarou neste sábado (20) o porta-voz da cchancelaria iraniana, Ramin Mehmanparast.

Depois de criticar o último comunicado dos cinco membros do Conselho de Segurança da ONU sobre o programa pacífico de energia nuclear iraniano, o diplomata disse que o Irã, como membro comprometido com a AIEA, seguirá colaborando com este ente internacional.

No referido comunicado, emitido na sexta-feira (19) em Genebra, os membros do Conselho de Segurança da ONU reiteraram sua preocupação com os programas nucleares da República Popular Democrática da Coreia e do Irã, qualificando-os de "sérios desafios" à segurança nuclear mundial.

Nesse mesmo sentido, o diretor de Assuntos Estratégicos de Segurança e Desarmamento do Ministério de Assuntos Exteriores da França, Patrick Maisonnave, denunciou que Teerã "segue violando uma série de resoluções do Conselho de Segurança da ONU”, embora reconhecesse que ultimamente "tenha havido certo progresso diplomático".

As infundadas alegações acerca das atividades nucleares iranianas são feitas quando os países do Conselho de Segurança da ONU contam com os maiores arsenais nucleares do mundo, e seu eterno aliado, o regime de Tel Aviv, possui cerca de 300 ogivas nucleares e impede que os inspetores internacionais visitem as usinas nucleares israelenses.

O regime de Israel adquiriu este tipo de armamentos com a ajuda de países como Estados Unidos, França e Reino Unido, e não dá importância ao fato de que a Assembleia Geral das Nações Unidas tenha aprovado várias resoluções determinando a destruição destas armas.

Contrariamente, e apesar das constantes acusações de que é alvo, as instalações nucleares do Irã estão sob a supervisão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e os especialistas dessa entidade têm sublinhado em reiteradas ocasiões o caráter pacífico do programa nuclear persa.

Hispan TV