Com eleição de Cartes, Partido Colorado volta a dominar Paraguai

Horácio Cartes é eleito o novo presidente com 45,84% dos votos e, após cinco anos distante da presidência, o Partido Colorado volta a ocupar o poder.

Mariana Serafini, de Assunção, especial para o Vermelho

No Paraguai as eleições se encerraram às 16h e em seguida Assunção foi tomada por um mar de bandeiras vermelhas, mas aqui isso significa a vitória do Partido Colorado, que dominou o poder por 61 anos. Logo que saíram as primeiras parciais os colorados já haviam invadido as ruas e cantavam vitória. Horácio Cartes foi eleito com ampla vantagem, 45,84% dos votos.

Em segundo lugar ficou o candidato do Partido PLRA – Partido Liberal Radical Autêntico, Efrain Alegre, com 36,93% dos votos, seguido por Mário Ferreiro, da Frente Avanza País, com 5,85% e Aníbal Carrillo, da Frente Guasu, com 3,32%. Estas foram as votações mais expressivas, votos nulos e brancos somam quase 6%. Segundo a Justiça Eleitoral, o Paraguai tem 3.516.275 eleitores, destes, 68,54% foram às urnas neste 21 de abril.

Vestindo jeans, camisa branca e uma bandeira do Partido Colorado amarrada no pescoço, Horácio Cartes fez um breve discurso em praça pública. Falou pouco mais de 10 minutos. “Temos que deixar de lado as cores e partidos e precisamos nos preocupar mais profundamente com nossos problemas reais, vamos trabalhar por nossos desnutridos e por nossos jovens.”

Afirmou também que sua vitória é uma vitória da pátria e não do partido, e agradeceu aos eleitores. “Agradeço a todos que votaram em mim, e digo para os que não votaram que vou trabalhar para conquistar a confiança de cada um, vou construir um Paraguai para todos os paraguaios.”

Horácio Cartes é considerado “a cara da nova política”, empresário muito bem-sucedido e participante ativo dos esportes.

Estrutura do Partido Colorado

O Partido Colorado é muito tradicional no Paraguai, tem uma cultura arraigada que praticamente se confunde com a história da política no país. Possuiu uma estrutura de comitês muito estratégica por todo o Paraguai. Em todas as cidades, suas sedes costumam ser construídas próximas a igrejas, colégios e praças, lugares de grande fluxo da população.

E houve um tempo que muitas pessoas foram obrigadas, principalmente por chefes de empresas, a se filiar ao partido, mesmo sem concordar com a ideologia. Sendo assim, hoje o Partido Colorado conta com mais de 1 milhão de filiados. “Quando eu comecei a trabalhar como taxista tinha que ser filiado ao Colorado, mas eu não gosto do partido. Nessas eleições eu gostaria que ganhasse o Mário [Ferreiro], mas votei no [Efrain] Alegre para evitar a vitória de Cartes”, disse um taxista de Assunção.

De acordo com a assessora de campanha da Frente Guasu, Jasmín Acuña, essa é uma prática comum no Paraguai. “Isto se chama ‘votar no menos pior’, para evitar o mal maior”, explica.

O candidato da Frente Avanza País, Mario Ferreiro, em coletiva de imprensa reconheceu sua derrota, afirmou que esta é uma vontade do povo paraguaio e parabenizou Horácio Cartes Pela vitória. Já Aníbal Carrillo – Frente Guasu – foi mais ponderado e não emitiu elogios, apenas reconheceu a vitória do colorado e disse que agora se abre um novo caminho para os paraguaios e para a Frente Guasu. Fernando Lugo, presidente da Frente, aposta no crescimento da coalizão e na consolidação com as bases militantes.

Poder Legislativo

Diferente do Brasil, os paraguaios não votam em candidatos para o Poder Legislativo e sim na lista. A prioridade dos candidatos é definida em eleições internas de cada coalizão e partido. Os resultados finais devem sair apenas nesta segunda-feira (22), mas os parciais já apontam 10% dos votos para a lista 40 – Frente Guasu, o que garante aproximadamente cinco senadores, entre eles Fernando Lugo.