Participação de indígenas cresce 87,5% em programa governamental

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) contribuiu para aumentar a inserção dos índios brasileiros nas políticas públicas que promovem o desenvolvimento rural. Balanço realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que no ano passado 44 projetos com participação indígena foram contemplados com recursos do PAA, contra 21 em 2008, registrando um aumento de 87,5% nos últimos cinco anos, passando de 402 para 754 participantes.

“Programas como o PAA incentivam o desenvolvimento econômico local com a preservação das tradições, o que garante a permanência da população na comunidade e o retorno daqueles que buscavam oportunidades nas cidades”, avalia a superintendente de Suporte à Agricultura Familiar da Conab, Kelma Christina Melo dos Santos Cruz.

A participação das comunidades indígenas nos programas governamentais repercute também na permanência dos índios na terra. Dados do IBGE, que mostram queda da população indígena nos grandes centros urbanos.

Essas ações impactam diretamente na renda dos índios atendidos pelo PAA. Há cinco anos, a receita das comunidades chegava a R$2.504,21. Já em 2012, o rendimento chegou a R$4.457,33. “A melhoria econômica das comunidades é apenas um dos benefícios do Programa. O PAA também contribui no resgate da cultura, mantendo viva as tradições de um povo”, ressalta a superintendente.

A região Norte é que apresenta o maior número de indígenas participantes do PAA. Em segundo lugar se encontra o Centro-Oeste, seguido Nordeste, Sul e Sudeste.

Da Redação em Brasília