Rússia critica visão politizada dos EUA sobre direitos humanos

Na última segunda-feira (22) o governo russo denunciou que o relatório estadunidense sobre os direitos humanos de 2012 é muito politizado e serve apenas aos interesses políticos de Washington.

Konstantin Dolgov

A Rússia "repudia categoricamente este tipo de manipulação politizada de ideias", declarou o encarregado de direitos humanos da chancelaria russa, Konstantín Dolgov, em referência ao relatório sobre as Práticas de Direitos Humanos em 2012, apresentado em 19 de abril ao Congresso dos Estados Unidos.

Segundo o funcionário russo, o documento "padece dos mesmos defeitos que os relatórios anteriores", como a imprecisão de fontes que confirmem suas conclusões.

Dolgov expressou sua rupresas pelos dados do Departamento de Estado dos Estados Unidos, sobre um suposto conflito no norte do Cáucaso entre forças federais e grupos radicais e criminosos que, segundo o relatório, criou um "ambiente de impunidade" e de abusos dos direitos humanos.

O encarregado de Moscou assegurou que os militares russos no norte do Cáucaso estão envolvidos em uma luta contra a ameaça de terrorismo, com a que supostamente se abate contra os EUA, "segundo mostraram recentemente os trágicos acontecimentos de Boston".

Por sua vez, a China criticou a visão adotada pelos Estados Unidos e seu recente relatório e considerou que o país do norte da América, em vez de tachar outros países, devia analisar seus próprios problemas nessa esfera, entre eles a espionagem contra seus cidadãos, a discriminação contra mulheres e minorias etnicas, a falta de controle do uso em massa de armas de fogo e as operações militares que lança em outros países.

Fonte: HispanTV