Venezuela: Parlamento instala comissão para investigar violência

A Assembleia Nacional da Venezuela instalou, nesta quarta-feira (24), uma comissão para determinar a responsabilidade do ex-candidato da oposição venezuelana, Henrique Capriles Radonski, pela onda de violência contra simpatizantes do processo revolucionário que deixou nove ítimas .

Venezuela violência oposição

Segundo informou o Poder Legislativo através de sua conta oficial no twitter, a “instalação da Comissão determinará as responsabilidades pelas ações violentas dirigidas por Henrique Capriles e um grupo da direita”, no dia 15 de abril, após a publicação do resultado eleitoral. 

O deputado do Partido Socialista Unido da Venezuela (Psuv) pelo estado Barinas e presidente da Comissão de Controladoria, Pedro Carreño, é porta-voz da Comissão cuja instalação ocorreu no salão Bicentenário do Parlamento.

“Temos que ser duros para frear estas agressões e desmascarar os fascistas”, disse Carreño e informou ainda que, na próxima segunda-feira (29), será aprovado o cronograma de trabalho. Ele indicou que a Comissão receberá a visita do político e apresentador televisivo, Mario Silva “que compilou uma grande quantidade de informação vital para o trabalho que será ralizado”. 

Após o anúncio do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) sobre a vitória de Nicolás Maduro nas eleições de 14 de abril, Capriles Radonski desconheceu os resultados e pediu para seus seguidores manifestarem-se. Opositores saíram às ruas para gerar desestabilização e atacaram casas do Psuv, Centros de Diagnóstico Integral (CDI), obras criadas por Hugo Chávez, residências de autoridades e emissoras de televisão.

Pela violência da oposição nove pessoas – todas simpatizantes da Revolução Bolivariana – morreram, entre as vítimas também há crianças. As autoridades venezuelanas enfatizaram que as instituições estão comprometidas em fazer justiça pelo que foi designada uma equipe especial de investigações do Corpo de Investigação Científica, Penais e Criminalística para buscar as pessoas que estão relacionadas com estes crimes. 

Fonte: TeleSur