Fechem as portas! Segurança no governo Roseana não funciona

O ex-secretário de Segurança Pública do estado, deputado Raimundo Cutrim, vem alertando sistematicamente que o sistema de segurança pública do Maranhão faliu e que a sociedade está exposta à ação de facínoras. O que parecia apenas dor de cotovelo e quem pretendia retornar ao cargo, se transformou em pura realidade.

Segurança Pública
A promessa feita pela governadora Roseana Sarney de que a população poderia dormir de portas abertas durante sua gestão não passou de conversa para enganar incautos durante a campanha eleitoral. O Sistema de Segurança Pública do Maranhão, ao contrário do que ela prometeu, está jogado às traças.

Recentemente um amigo meu foi abrir a porta de sua casa, no Cohaserma, para receber um amigo, e deu o azar de estava passando naquele momento um veículo com dois marginais, que o renderam e fizeram um raspa em sua residência. Na área onde estão localizados os bairros Vinhais, Cohama, Cohaserma e Cohajap bandidos estão fazendo festa por conta da ausência da força policial.

O governo Roseana tem se mostrado incapaz até mesmo de manter a ordem na Penitenciária Agrícola de Pedrinha. Os integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia ficaram horrorizados com o que viram naquela instituição penal durante vistoria realizada na última terça-feira (23).

“Nós sabemos que a proteção do sistema penitenciário é também a proteção da sociedade. Precisamos ter a segurança que o sistema está funcionando, que não estamos em situação de vulnerabilidade ou que o próprio sistema não está vulnerável para fugas, colocando em risco a comunidade”, observou o deputado Bira do Pindaré.

A visita, embora seja uma rotina da CDH, foi motivada pelas denúncias dos nove homicídios ocorridos no interior do Complexo, somente este mês. Ficou constatado o agravamento das falhas do sistema e a sensação de que a situação está fora de controle.

Fonte: Blog Jorge Vieira