Frente Nacional de Prefeitos empossa novo presidente
A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) tem a partir desta quinta-feira (25) um novo presidente. O prefeito de Porto Alegre (RS), José Fortunati (PDT) foi eleito para o comando da entidade. O mandato de quatro anos na presidência da Frente, do ex-prefeito João Coser (PT), terminou ontem. Ao contrário da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A FNP mantém melhor relacionamento com o governo federal.
Publicado 25/04/2013 15:45
A FNP foi criada em 1989 para se opor à CNM, responsável pela Marcha dos Prefeitos que todo ano paralisa Brasília em busca de mais recursos para os municípios.
A entidade não realiza marchas, mas propõe políticas e programas de apoio aos prefeitos, além de ministrar cursos. Nos últimos quatro anos, saltou de 50 para 400 prefeitos filiados.
Os prefeitos de São Paulo (SP), Fernando Haddad, e de Aparecida de Goiânia (GO), Maguito Vilela, são os novos primeiro e segundo vice-presidentes respectivamente. O novo presidente coordenará a entidade no biênio 2013/2014.
A eleição aconteceu na noite desta quarta-feira (24), durante a 63ª Reunião Geral da FNP, dentro das atividades do 2º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável. João Coser coordenou a reunião e destacou a importante atuação da FNP ao articular e representar todos os prefeitos brasileiros. Segundo ele, como é uma tradição da entidade, a chapa foi construída coletivamente.
O vice-presidente da República, Michel Temer, e as ministras da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, e de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo, participaram da solenidade na manhã desta quinta-feira.
Da Redação em Brasília
Com informações da FNP