Presidente da UNE lembra luta pela regulamentação da meia-entrada

O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Illiescu, comemora a aprovação, na Câmara dos Deputados, do projeto de lei que prevê a reserva de meia-entrada para idosos e estudantes de 40% dos ingressos em eventos culturais no país. A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes)  e a Associação Nacioanal de Pós-Graduandos (ANPG) também terão direito de emitir a carteira de estudante, além dos centros e diretórios acadêmicos. Confira declaração de Iliescu à Rádio Vermelho.

"Foi uma vitória importantíssima, uma luta histórica trravada há 12 anos, um direito que existe há mais de 60 anos no país, desde que a MP que abriu para a ação das chamadas máfias das carteirinhas, que acabou aumentando o preço dos eventos culturais. Na prática, os produtores dobram os preços por conta dessa enxurrada de carteiras. Quem paga a meia, paga a inteira, e o trabalhador que paga inteira acaba pagando o dobro", declarou o presidente da UNE à Rádio.  

Ele lembrou que a nova carteira de identificação estudantil não deve ter o preço alterado em relação à carteira atual da UNE e que, de acordo com artistas e produtores culturais, os preços dos espetáculos e atrações devem cair entre 25% e 30%.

Da redação do Vermelho

Ouça a declaração de Iliescu na íntegra: