Procon Fortaleza intensifica atendimento por Audiência Virtual

De janeiro até 15 de abril deste mês, foram registrados 46 atendimentos no serviço Audiência Virtual, mantido pelo Procon Fortaleza. No ano passado, em igual período, foram realizadas 36 ocorrências, o que implica num aumento de 27%. A estatística do órgão também constata que as reclamações representam cerca da metade dos atendimentos que acontecem virtualmente.

O coordenador geral do Procon Fortaleza, George Valentim, explica que o serviço tem por finalidade oferecer maior comunidade para os usuários que estejam com dificuldades de locomoção para exercer o direito da reclamação, ou mesmo nos casos de pessoas que se encontram viajando. A Audiência Virtual é pioneira em todo o País e os resultados nos trâmites são idênticos à audiência presencial.

Para abrir uma reclamação virtual, primeiramente o consumidor precisa obrigatoriamente residir em Fortaleza, depois disto precisa ter uma conta de usuário do Skype e uma Webcam instalada no computador. Em seguida, o consumidor deve acessar o site http://www.fortaleza.ce.gov.br/procon, clicar no link de Audiência Virtual e realizar o cadastro.

Logo após esta etapa o reclamante recebe em seu e-mail uma senha provisória para acessar o portal juntamente com seu e-mail. Depois de acessado o consumidor cadastra a sua reclamação, tendo como prazo máximo de resposta 15 dias úteis, expirando este prazo o mesmo poderá marcar a audiência que acontece por meio de uma vídeo conferência gravada e salva no computador.

Caso haja acordo na audiência, o processo é tido como encerrado e é arquivado. Caso não haja acordo na audiência o consumidor tem o direito de remarcar a audiência até no máximo duas vezes ou poderá ser encaminhado pelo conciliador para pleitear seus direitos junto ao Poder Judiciário.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza