Ceará: Iniciada mobilização para o 13º Congresso do PCdoB

Desde o último final de semana, quando foram realizadas em Fortaleza as reuniões da macrorregião Nordeste 2, que reúne os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí; e da Comissão Política do PCdoB-CE, foi dada a “largada” de mobilização para o 13º Congresso do PCdoB, que terá sua plenária final em São Paulo, entre os dias 13 a 16 de novembro deste ano.

Antecedem o encontro nacional as conferências estadual, que no Ceará acontecerá nos dias 12 e 13 de outubro; as conferências municipais, cujo prazo final para suas realizações é o dia 22 de setembro; e ainda as reuniões preparatórias de organizações de bases e coletivos.

No último final de semana, o PCdoB iniciou a ofensiva de reuniões em quatro regiões do Estado para dar início ao processo congressual. As cidades de Crateús, Iguatu, Limoeiro do Norte e Aracati sediaram os encontros que mobilizarão representantes de mais de 50 cidades. “Esta largada implica em dar um novo ânimo no conjunto da militância para que militantes e comitês municipais entendam a importância do Congresso e assumam conosco esta responsabilidade. O êxito deste processo deve ser um compromisso do coletivo do Partido”, ratifica Abel Rodrigues, Secretário Estadual de Organização do PCdoB-CE.

Segundo o dirigente comunista, em maio deste ano, mais cinco regiões sediarão encontros preparatórios para o 13º Congresso: Cariri, Fortaleza e Região Metropolitana, Sobral, Itapipoca e Maciço de Baturité. Os encontros deverão reunir representantes de mais de cem cidades.

Temas da mobilização

Neste processo de mobilização, destaca Rodrigues, além das atividades cotidianas do PCdoB, o Partido irá se voltar também para estes encontros onde serão focados temas de grande relevância. “Nele, iremos explicar o processo do Congresso além de debater junto aos comitês municipais questões partidárias importantes que não poderão ser discutidas durante os encontros congressuais”, informa Abel, que detalha os cinco principais pontos a serem levantados durante este processo inicial de debates.

Entre os assuntos, está o funcionamento regular coletivo da estrutura partidária. “Queremos que nossa militância compreenda o funcionamento do PCdoB através de suas instâncias e, principalmente, sinta que somos uma equipe, um conjunto e que nosso Partido atua de forma coletiva, sem um dono. Cada militante tem a oportunidade de participar, opinar e ajudar a construir coletivamente o PCdoB”, ratifica Abel.

A formação partidária massiva é outra meta que deve ser atingida neste processo de construção do 13º Congresso. Para isto, o PCdoB-CE irá intensificar a aplicação de Cursos do Programa Socialista (CPS). “Esta é uma oportunidade de o militante conhecer melhor o Partido, suas intenções e objetivos. Deveremos apresentar os cursos em pelo menos 100 cidades, daqui até julho, e atingir cerca de 2 mil pessoas”, reforça o dirigente.

Um terceiro ponto a ser abordado durante este processo é a realização de uma campanha massiva de filiação. “Para que o PCdoB cumpra o seu papel, para alcançar uma nova arrancada no projeto de desenvolvimento para o Brasil, precisamos de um Partido mais forte, mais sólido e ainda mais influente. O objetivo é, até o Congresso, ter um aumento de 50% no nosso efetivo. Em números, saltar dos atuais 20 mil para cerca de 30 mil filiados. Temos consciência de que este é um projeto ousado, mas completamente possível”, reitera.

Uma campanha financeira também deve ser intensificada. “Como em tudo na vida, a atuação partidária também precisa de recursos. E esta colaboração da militância dá consistência ao compromisso com o Partido, criando um vínculo mais sólido. É preciso que o militante entenda este ponto e sele seu compromisso material com o PCdoB. Além disso, com a colaboração financeira, ele terá seus direitos estatutários garantidos, dentre eles o de eleger e ser eleito pra qualquer representação partidária”, reforça Rodrigues.

O último ponto ratificado por Abel Rodrigues a ser discutido com os comunistas neste período é a estruturação do Partido e filiados em organismos a partir das bases. “Elas são células que, somadas ao todo, constroem a estrutura partidária. São nas bases onde o filiado exerce efetivamente sua atividade partidária, discute temas nacionais e ainda a problemática local. O PCdoB é o retrato deste conjunto harmonioso que agrega a participação desde sua raiz até a direção nacional”.

Sobre o 13º Congresso do PCdoB

Realizado a cada quatro anos, os congressos têm a importância de ser a expressão maior da democracia que rege a vida do Partido. “Este é o momento em que o coletivo partidário é chamado a construir a linha política do PCdoB. Ele representa o revolvimento, o despertar, a força transformadora da militância que acelera o ciclo de crescimento que estamos vivendo”, enaltece Rodrigues.

Ainda de acordo com o Secretário Estadual de Organização do PCdoB-CE, a realização do Congresso “mostra o caráter diferente do Partido, que tem como característica ser extremamente democrático”. “O Congresso não é realizado apenas pra cumprir o estatuto, mas representa o ápice da democracia cotidiana do Partido. Ele conclama toda a militância a debater os materiais, a política que vai orientar o PCdoB por pelo menos para os próximos quatro anos”.

Além disso, reitera Rodrigues, durante o processo de realização do Congresso, a militância é chamada a eleger as novas direções que conduzirão o Partido. “Serão eleitos os dirigentes dos comitês municiais, comitê estadual e central. Este é um processo rico, construído de forma harmônica e coletiva”, reforça.

O dirigente comunista ratifica que a pauta do encontro será nacional, focada nos 10 anos dos governos Lula/Dilma e a atualização da perspectiva do Brasil a partir daí. “Consideramos que este foi um período de conquistas democráticas, patrióticas e populares, mas a realidade concreta nos aponta ainda insuficiências e problemas a serem superados”.

Rodrigues reforça ainda que o ciclo virtuoso iniciado por Lula e que Dilma dá prosseguimento será o pano de fundo do 13º Congresso que também vai fazer um balanço da atuação do próprio PCdoB. “Iremos nos debruçar sobre nossos avanços, características e desafios na perspectiva de que ajustes ainda são necessários tanto para o país quanto para o nosso Partido”.

De Fortaleza,
Carolina Campos