Salvador ganha dois novos Centros Públicos de Economia Solidária

A cidade de Salvador ganhará nesta segunda-feira (29) e na terça-feira (30), dois novos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol) instalados nos bairros dos Mares (Cidade Baixa) e da Barra para atender empreendimentos solidários da capital e das ilhas que ficam no entorno da baía de Todos os Santos. Os novos centros públicos de economia solidária de Salvador vêm se somar ao já existente no Bairro do Comércio.

O Cesol dos Mares, localizado à Rua Professor Constantino Vieira, 4, será entregue à população, segunda-feira, dia 29, às 14 horas, administrado pelo Centro de Estudos Sociambientais – Pangea. O Cesol da Barra, localizado na Rua Afonso Celso, 277, será entregue na terça-feira, dia 30, às 19 horas, com administração da Organização Filhos do Mundo.

As duas organizações sociais responsáveis pela gestão dos dois centros públicos foram selecionadas através do Edital 09/2012 da Setre.

Mares
No Cesol dos Mares serão atendidos empreendimentos associativos e populares e as redes de economia solidária e comércio justo e solidário das Regiões Administrativas de Itapagipe, Liberdade, São Caetano, Subúrbio Ferroviário e Ilhas. Inicialmente, serão beneficiadas 92 associações, podendo, em dois anos, chegar a 300 empreendimentos atendidos.

O novo equipamento de economia solidária tem 170m2, dois pavimentos, com salas para reunião, atendimento ao público, auditório para qualificação e realização de oficinas temáticas. Neste espaço, serão atendidos os empreendimentos ligados aos setores do artesanato, corte e costura, artes plásticas, turismo, processamento e fabricação de alimentos, reciclagem, pesca e maricultura.

Barra 
O Cesol da Barra vai atender a empreendimentos dos bairros de Itapuã, Águas Claras, Boca do Rio, Brotas, Pituba, Rio Vermelho, Engenho Velho da Federação e Centro, além dos municípios de Itaparica e Vera Cruz.

Os Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol) fazem parte das ações do Programa Vida Melhor do Governo do Estado, executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência de Economia Solidária (Sesol). O quarto Cesol de Salvador será inaugurado, brevemente, e funcionará no bairro de Sussuarana.

Fonte: Ascom/Setre