Conferência de Educação quer mais participação da sociedade

Para que seja garantida uma efetiva participação dos segmentos da Educação no município e da sociedade civil organizada na elaboração de políticas públicas para educação e na gestão educacional de Natal, a Comissão do Polo de Natal realiza nesta sexta-feira (3), a Conferência Municipal de Educação.

O encontro acontece no Auditório do CEMURE, das 08h às 13h, e tem um caráter consultivo. Suas proposições deverão subsidiar a formulação e materialização de políticas de Estado, sobretudo na construção de um Plano Nacional de Educação – PNE, fornecendo as bases para a criação e consolidação do Sistema Nacional de Educação.

A participação da sociedade na discussão das políticas públicas nacionais para a educação tem sido de extrema importância. “É desejável que não somente as pessoas envolvidas diretamente com a educação participem desses momentos, mas sim que haja participação de representações dos mais variados setores da sociedade”, destaca a diretora do ADURN-Sindicato, Gilka Pimentel.

“A participação dos docentes, alunos, servidores técnico-administrativos e dirigentes do ensino superior é fundamental, tendo em vista ser o momento de escolha de delegados para participar da Conferência Intermunicipal de Educação, etapa preparatória para a Conferência Estadual de Educação e a Conferência Nacional de Educação”, ressalta a diretora do Centro de Educação da UFRN, Márcia Maria Gurgel Ribeiro.

Nesses encontros serão analisados os eixos temáticos elaborados pelo Fórum Nacional de Educação no Documento-Referência. Este documento servirá de base para os debates locais, municipais, estaduais e regionais, visando o estabelecimento, consolidação e avanço das políticas públicas para a educação nacional.

O resultado desses debates constituirá um documento-base que será o objeto de discussão na II Conferência Nacional de Educação – CONAE, que ocorrerá em fevereiro de 2014, em Brasília, sendo precedida pelas etapas intermunicipais e estadual.

“A expectativa é de envolvermos a comunidade acadêmica nessa conferência e, desse modo, possamos discutir propostas para qualificar a Educação. A conferência é um momento importante para que, juntos – poder público, segmentos organizados e a população – possamos discutir melhorias para a Educação, fortalecendo as políticas públicas educacionais no município e, assim, contribuir para o desenvolvimento da Educação Nacional", destaca Gilka Pimentel.

Os interessados em participar devem preencher a ficha de inscrição e enviar o documento, até o dia 02 de maio, para [email protected].

De Natal, Jana Sá