Falha no Metrô de SP causa transtornos aos usuários nesta terça

Um problema de tração no trem que passava às 7h27 na Estação Brás da Linha Vermelha do metrô de São Paulo provocou mais uma vez transtornos no deslocamento dos paulistanos para o trabalho na manhã desta terça-feira (30).

Com a falha, os passageiros foram orientados a caminhar por uma passarela de emergência ao lado dos trilhos. A composição foi removida pouco depois das 8h e os trens voltaram a circular normalmente às 8h28, segundo a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô).

Até que a pane fosse solucionada, a movimentação dos trens no sentido Itaquera – Barra Funda foi interrompida, provocando acúmulo de passageiros nas plataformas. De acordo com o Metrô, uma média diária de 1,2 milhão de pessoas utilizam a Linha Vermelha. Como esse é o horário de pico da manhã, os transtornos foram ainda maiores. A falha também fez com que a Linha Azul (Tucuruvi – Jabaquara), que tem transferência direta com a Vermelha, circulasse com redução de velocidade.

A Companhia do Metropolitano informou que por volta das 9h ainda havia muitos passageiros nas plataformas e que não há como estimar em quanto tempo esse volume irá diminuir. Diariamente, uma média de 4,6 milhões de pessoas utilizam as cinco linhas do metrô da capital.

Na segunda-feira (29), um passageiro caiu nos trilhos da linha 1-Azul do Metrô de São Paulo, no período da manhã. O acidente aconteceu às 7h50 na estação Conceição, no sentido Jabaquara. A Companhia do Metropolitano de São Paulo afirmou que não houve atropelamento. Mas também não esclareceu o motivo que teria causado o acidente.

Segundo o Metrô, após a queda, o passageiro foi socorrido pela equipe de resgate e encaminhado ao hospital. A empresa não soube informar sobre o estado de saúde da pessoa.

A queda fez com que os trens da linha 1-Azul e 2-Verde circulassem com velocidade reduzida. Ainda segundo o Metrô, a operação nas linhas foi normalizada 20 minutos após o acidente.

Na quinta-feira (25), a mesma ocorrência prejudicou a circulação de trens. Dessa vez na Linha 3-Vermelha, a mais sobrecarregada do sistema. De acordo com a companhia, o usuário caiu nos trilhos da Estação Palmeiras-Barra Funda, por volta das 9h40.

Minutos depois, pelo sistema de som na Estação Sé, funcionários do Metrô informaram que a interrupção da circulação das composições duraria por volta de 15 minutos. Contudo, até perto das 10h30 ainda não havia liberação do percurso no sentido Palmeiras-Barra Funda. Por volta das 12h, a operação estava normalizada. A situação do usuário acidentado também não foi divulgada.

Aumento

Pela primeira vez, o reajuste da tarifa dos ônibus, do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deve ocorrer no mesmo dia ou, ao menos, em datas bastante próximas. Ambas serão no mês de junho, anunciaram na quinta-feira (11) o prefeito Fernando Haddad (PT) e o governador Geraldo Alckmin (PSDB), em evento em Itaquera, na zona leste da capital.

Com agências