Perpétua defende candidatura de Azevêdo para OMC

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) apresentou na terça-feira (30), durante reunião da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, moção em apoio à candidatura do embaixador brasileiro Roberto Azevêdo para o cargo de diretor-geral na Organização Mundial do Comércio (OMC), em substituição ao francês Pascal Lamy que conclui o seu segundo mandato à frente da organização.

Perpétua afirmou que o embaixador Roberto Azevêdo é um dos melhores quadros do Itamaraty e representa a guinada necessária tanto para a OMC como para o comércio internacional.

“Na minha avaliação, a OMC é a principal organização internacional, responsável por regular o comércio e tornar mais justas as participações dos países pobres e emergentes. Acredito que não poderia ter sido melhor nem mais oportuna a indicação feita pela presidenta Dilma Rousseff”, afirmou a parlamentar.

Segundo ela ainda, “a Europa em crise já entendeu que é hora de permitir que um indicado latino-americano comande a OMC e conduza a retomada das negociações”.

Azevêdo representa o Brasil na OMC desde 2008 e chegou à fase final após dois processos eliminatórios. Ele disputa o cargo agora com o ex-ministro de Indústria e Comércio do México, Hermínio Blanco.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Perpétua Almeida