Saúde do trabalhador é tema de audiência pública

 

A Câmara Municipal de Natal realizou nesta terça-feira (30) uma audiência pública para discutir o direito do trabalhador à saúde e segurança no ambiente profissional. A iniciativa foi proposta pelo vereador George Câmara (PC do B) e contou com a participação de representantes do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Sesap), do Ministério Público do Trabalho, do Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente de Trabalho (Fepmht/RN) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).
 
O vereador George Câmara falou sobre a importância de debater questões relativas à qualidade de vida do trabalhador. “Precisamos desenvolver ações e cobrar que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados, além de trazer o tema para o conhecimento público”, afirmou o parlamentar.

De acordo com o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Rosivaldo da Cunha Oliveira, a intenção do MPT é garantir um ambiente sadio e equilibrado para o exercício profissional. “Só este ano já recebemos 480 denúncias, a maioria referente à saúde dos profissionais”, disse o procurador, que lembrou o papel ativo que os sindicatos devem ter no desenvolvimento de políticas trabalhistas.

Liene Maria de Medeiros, diretora do Cerest Regional de Natal, informou que a instituição precisa de condições e estrutura para atender com eficiência as demandas que envolvem a fiscalização e notificações. Entretanto, a coordenadora do Fepmht, Geolípia Jacinto da Silva, discordou da diretora do Cerest alegando que os recursos existem, mas faltam disciplina e compromisso dos gestores e funcionários no atendimento aos usuários.

Fonte: Câmara Municipal de Natal