Sindicalistas comunistas debatem projetos do Partido em Americana

Mais de 100 pessoas, representando o sindicato dos Condutores, dos Químicos de Americana, dos Químicos de Cosmópolis, da Borracha, dos Frentistas de Campinas e Região, da Oposição Metalúrgica de Campinas, dos Comerciários de Americana e Região, dos Servidores Municipais e cipeiros de diversas categorias participaram de um encontro que reuniu sindicalistas e membros do Partido para debater conjuntura política e desafios rumo ao 13º Congresso do PCdoB, que acontecerá neste ano.

encontro Sindical em Americana SP

 
O "Encontro dos Sindicalistas do PCdoB de Americana e Região para debater a Conjuntura Política atual, o Crescimento do PCdoB junto aos Trabalhadores, Os principais desafios do 13º Congresso Partidário e as Eleições de 2014" contou com quatro debatedores Helifax Souza, Secretário Sindical Estadual e ex presidente da CTB e do Sintaema; Antônio Silvan Oliveira, Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas (CNTQ), Secretário Nacional de Meio Ambiente da Força Sindical Membro da Comissão Política do Diretório Estadual do PCdoB; Davi Ramos, Secretário de Habitação, vereador licenciado, diretor do Sindicato dos Químicos de Americana e Região e membro da Comissão Política do Diretório Estadual do Partido; Antônio José Santos Filho (Tonhão), ex diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região e Secretário de Relação do Trabalho de Americana.

Em sua exposição Helifax abordou a grave crise estrutural do capital que atinge principalmente a Europa e a necessidade do enfrentamento. Fez um balanço positivo do quadro político nacional, onde o governo Dilma tem enfrentado problemas históricos, garantindo melhores condições de vida para os brasileiros, colocando o Brasil numa situação de Pleno Emprego. Além da implantação de políticas que garantem a soberania e maior desenvolvimento para o país.

Silvan Oliveira ressaltou a importância da unidade entre as centrais sindicais na luta para garantir e ampliar os direitos trabalhistas, para defender a CLT e a conquista das 40 horas semanais. Para ele, o fato deste ano o Ato do 1º de Maio em São Paulo ser realizado pela Força Sindical, CTB, UGT e Nova Central é um importante avanço na luta dos trabalhadores.

Davi Ramos falou sobre a importância dos trabalhadores participarem do processo político, para garantir presença nas Câmaras Municipais, nas Assembleias Estaduais, na Câmara dos Deputados e nas várias instancias do Poder Executivo. Para Davi “O trabalhador não pode concordar com a tese de que política foi feita para os ricos ou doutores. A participação dos trabalhadores nas questões políticas do país, do estado e do município é vital para garantir a aprovação de projetos de leis que defendam os interesses do povo e da nação brasileira.”

Antônio José dos Santos Filho, o Tonhão, alertou os sindicalistas presentes da necessidade da organização e da mobilização para exigir dos governos estadual e federal a implementação de políticas que defendam e ampliem os direitos dos trabalhadores e maior democracia nas relações de trabalho.

No final da reunião Davi Ramos convidou o companheiro Marcos Avancini, presidente do Sindicato dos Comerciários de Americana e Região para se filiar ao PCdoB, o partido que em seus 91 ano sempre esteve nas lutas dos trabalhadores e do Brasil. Marcos Avancini aceitou o convite e de imediato se colocou à disposição das tarefas no sentido de contribuir com os objetivos políticos do partido.

Participaram da Mesa do Encontro, além dos quatro debatedores, o Presidente da Federação e do Sindicato dos Servidores Municipais, Aires Ribeiro; o vereador do PCdoB de Americana, Luiz Renato; a jornalista e membro da Comissão Política Estadual, Suely Torres, o presidente do Sindicato dos Condutores de Americana e Região, Paulo Sérgio da Silva (Paulinho), e o Presidente do Sindicato dos Comerciários, Marcos Avancini.

De Americana, Suely Torres, jornalista e Membro da Comissão Política Estadual