Brasília anuncia abertura de inscrições do seu Festival de Cinema

Nesta terça-feira (7), a atenção da classe cinematográfica nacional estará voltada para a sala Pompeu de Souza da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Ali, a partir das 10 horas, o Secretário de Cultura, Hamilton Pereira e o coordenador geral do Festival, Sérgio Fidalgo, farão o anúncio da abertura oficial das inscrições para o 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O mais antigo festival brasileiro exclusivamente dedicado ao cinema nacional chega a 2013 com prêmios mais valiosos.

Brasília anuncia abertura de inscrições do seu Festival de Cinema - Júnior Aragão

A edição de 2013 distribuirá prêmios no valor total de R$700 mil – ampliando em R$65 mil a premiação anterior. Também incluirá mais uma cidade do Distrito Federal no projeto de descentralização das Mostras Competitivas, que tem levado o festival a espectadores das cidades de Taguatinga, Sobradinho, Ceilândia e Gama.

Serão selecionados seis filmes de longa-metragem de ficção, seis longas de documentário, seis curtas-metragens de ficção, seis curtas de documentário e seis curtas-metragens de animação, num total de 30 filmes – além do título de abertura, que se encontra em fase de pesquisa, e dos filmes integrantes da Mostra Brasília.

Ao longo de todo o período do Festival de Brasília será realizado quatro seminários dedicados a discutir temas relacionados à produção brasileira e às várias linguagens que a têm caracterizado. O Seminário Estratégias para o Desenvolvimento das Pequenas Empresas do Audiovisual Brasileiro reunirá, nos dias 18 e 19 de setembro, diferentes visões do futuro da produção brasileira, abordando temas como a conjuntura econômica, a distribuição cinematográfica, a inserção das cinematografias regionais e estratégicas para o desenvolvimento audiovisual.

Já Olhares Multiculturais – O Cinema Brasileiro no Estrangeiro vai analisar, no dia 20 de setembro, os estudos teóricos que têm sido produzidos no exterior sobre o cinema nacional. Em 21 de setembro será a vez de Humor e Comicidades, dedicado a pensar o riso e o risível em várias modulações na cultura cinematográfica nacionais. E no dia 23 de setembro, Cinema em Alto e Bom Som debaterá a relação entre o cinema brasileiro e a memória musical.

Haverá ainda oficinas integradas de cinema. Já estão confirmadas oficinas de Roteiro, com o escritor, cineasta e roteirista José Roberto Torero; Direção, com o cineasta Jorge Bodanzky; Trilha Sonora para Cinema, com o compositor, arranjador e professor David Tygel; e Finalização Digital, com o montador e diretor Rubens Hirsch.

Serviço:

As inscrições para as mostras competitivas poderão ser feitas até o dia 21 de junho. O regulamento está disponível no site do festival