Festival Internacional reúne 50 filmes de mais 40 países

O iminente perigo só estará nas telas: com a sessão de encerramento do 2º Festival Internacional de Cinema de Brasília (Biff), que trará, no dia 23 de junho, a exibição da mais recente comédia com a grife Pedro Almodóvar: Amantes passageiros. Na fita, estrelada por Antonio Banderas e Penélope Cruz, uma turbulenta viagem com destino à capital mexicana motiva confissões deslavadas e situações bizarras (frente à vislumbrada morte, por causa de uma pane geral).

Longe da condição de tumulto, o festival, que será aberto em 13 de junho, prima pela proposta de integração. Longe da mera disputa pelos prêmios (que alcançam R$ 100 mil), 50 filmes produzidos por mais de 40 países trarão o espírito de comunhão, entre os cinéfilos, nas sessões que, neste ano, serão realizadas no Museu Nacional da República, com direito a reprises no Cine Cultura Liberty Mall.

“Nossa programação está bem rica e diversificada, por isso, indicaria todos os filmes. Mas, se tivesse que escolher alguns títulos, recomendaria os filmes africanos, em especial o moçambicano Virgem Margarida; o imperdível paraguaio 7 caixas, que contará com a presença dos realizadores, e o filme de Taiwan Um toque de luz”, destaca a diretora de programação Anna Karina de Carvalho. Outras sessões que seguramente vão atrair a atenção do público serão as pré-estreias dos filmes de Bernardo Bertolucci (Eu e você), Marco Bellochio (A bela que dorme) e Sofia Coppola (Bling Ring: A gangue de Hollywood), que entram fora do caráter competitivo.

Na disputa propriamente dita, 12 filmes inéditos de diretores, com no máximo três longas-metragens feitos, estarão alinhados. O realizador do neozelandês The red house virá para a capital divulgar o filme em que um casal da melhor idade reacende memórias, enquanto experimenta a possibilidade de ocasional distanciamento. Com ambientação rural, competem ainda o taiwanês Touch of the light (de Chang Jung-chi, vencedor de prêmios em Busan, Coreia do Sul, e Taipei, República da China) e o turco Watchtower (de Pelin Esmer), respectivamente centrados na via-crúcis de um pianista cego e no embate de um homem e de uma mulher, em erma floresta. Completam a concorrência os títulos do quadro (ao lado) e mais duas outras surpresas, escolhidas pelo curador José Carlos Avellar e pelo diretor geral do Biff Nilson Rodrigues, dupla que está em Cannes com o objetivo de fechar a lista do festival brasiliense.

Fonte: Correio Braziliense