Paraguai: Motoristas de ônibus e professores anunciam greve

Docentes e transportadores paraguaios em pleno embate com o governo anunciaram que estão dispostos a paralisar seus trabalhos na próxima semana até que suas revindicações sejam atendidas.

A Federação de Educadores do Paraguai disse através de seu vice-presidente primeiro, Atilano Flietas, que uma assembleia geral dos afiliados acordou uma paralisação total do setor na próxima sexta-feira para pedir uma aposentadoria digna.

A greve será precedida por uma série de mobilizações a partir desta segunda-feira (6) , em apoio ao projeto de lei apresentado pelos docentes para alterar os artigos sobre aposentadoria.

Os professores pedem que a Comissão Especial do Senado opine sobre o mencionado projeto, que introduziria mudanças importantes nos artigos 8, 13, 14 e 15 da Lei 2345 sobre aposentadoria.

Depois de fracassada a última reunião com representantes do governo, eles solicitam que o salário ao se aposentar ajude a ter uma velhice digna. "Queremos que sejam reduzidos os descontos e que o salário seja equiparado com os ajustes [da categoria]", declararam.

Por outra parte, o grêmio dos trabalhadores do transporte, depois de fracassar também suas negociações com o Executivo, reafirmou que as dívidas continuam se acumulando ao não receber o subsídio governamental que foi acordado.

A greve, neste caso, começará no dia 8 de maio e dela participarão ao redor de 600 unidades de 43 linhas de serviço ao público.

O vice-ministro de Transporte Luis María Pereira reconheceu que o Ministério de Fazenda não dispõe neste momento dos recursos para o pagamento a todas as empresas, o que gerou o conflito.

Fonte: Prensa Latina