Candidatos presidenciais no Irã iniciam apresentações nesta terça

Começa nesta terça-feira (7) no Irã a inscrição de candidatos à Presidência da República Islâmica, para as eleições que serão realizadas no próximo 14 de junho. Os candidatos terão o prazo até 11 de maio para registrar-se, e os partidos devem apresentar seus aspirantes, cumprindo todos os requisitos exigidos pela Constituição, ao Ministério do Interior.

Até o momento, mais de 20 figuras políticos de diferentes espectros da política iraniana anunciaram a sua intenção de candidatar-se à Presidência; a maioria pertence ao setor conservador.

Entre os aspirantes encontra-se o atual prefeito de Teerã, capital persa, Mohamad Baqer Qalibaf; o ex-ministro de Relações Exteriores e atual assessor do Líder Supremo, Ali Akbar Velayati; e o ex-presidente do Parlamento Qolam Ali Hadade Adel. Estes conformam a coalizão conservadora chamada a Tripla Coalizão.

Por outro lado, o ex-ministro do Interior Mustafa Purmohamadi; os vice-presidentes do Parlamento islâmico, Mohamad Reza Bahonar e Mohamad Hasan Abutorabifard; o ex-ministro de Relações Exteriores Manuchehr Mottaki; e o diretor da Câmara de Comércio de Teerã, Yahya Ale Eshaq, se candidatarão para as eleições, agrupados na Coalizão dos Cinco.

O diretor do Centro de Estudos Estratégicos do Conselho do Discernimento do Sistema da República Islâmica do Irã, Hasan Rohani; o ex-ministro de Saúde Kamran Baqeri Lankarani; o atual secretário do Conselho de Discernimento do Sistema, Mohsen Rezai; o ex-ministro de Comércio Mohamad Shariatmadari; o antigo vice-presidente Mohamad Reza Aref; o ministro de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Ali Nikzad; e o parlamentar Alireza Zakani, são outros aspirantes a ocupar a Presidência.
 
Conforme a Constituição da República Islâmica, os candidatos devem ser de origem iraniana, cidadãos do país, figuras religiosas ou políticas, contar com “capacidade de mando”, não ter antecedentes penais, ser “confiável e piedoso”, e “acreditar firmemente nos princípios fundamentais sob os quais se rege a República Islâmica do Irã e a religião oficial do país, o Islã.
O presidente da República Islâmica do Irã é eleito para um mandato de quatro anos. A eleição será feita entre os candidatos aprovados pelo Conselho de Guardiões.

Fonte: HispanTV
Tradução da rdação do Vermelho