Documentário Araguaia Campo Sagrado será lançado hoje em SP

O documentário Araguaia Campo Sagrado — de Paulo Fonteles Filho e direção de Evandro Medeiros — será lançado nesta terça (7), às 20 horas, em São Paulo. O longa traz depoimentos de camponeses, ex-mateiros e ex-soldados que viveram a Guerrilha do Araguaia, grupo armado de resistência à ditadura militar instalado no Pará na década de 1970. A iniciativa é do Grupo Tortura Nunca Mais-SP.

A sessão extra do Cine Ocupa – localizado na rua Frei Caneca, 986 — também terá a exibição do curta Operação Carajás, que aborda as manobras das Forças Armadas na Região Amazônica. 

Após a apresentação dos filmes será promovido um debate com a presença de Paulo Fonteles Filho, que integra o Grupo de Trabalho Tocantins e trabalha há vários anos com camponeses do Araguaia, e com Marcelo Zelic, vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais-SP e membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo Coordenador do Projeto Armazém Memória.

Operação Carajás
Agencia Nacional – 1971 – Brasil – 12min.
Manobras das Forças Armadas na Região Amazônica, considerada área de segurança nacional, treinamento anti-guerrilha, aspectos da rodovia Transamazônica, e prestação de assistência médico-odontológica, pelo Exército, às populações locais.

Araguaia Campo Sagrado
Evandro Medeiros – 2011 – Brasil – 50mim.
A narrativa aborda os duros acontecimentos da invasão militar ao sul do Pará para sufocar o mais importante evento de resistência ao regime dos generais, organizada na clandestinidade pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), entre 1972 a 1975. A película é contundente pelos depoimentos de camponeses, ex-mateiros e soldados que atuaram naquele episódio.

Da redação,
com informações das agências