Comunidade católica discute rumos para região Sul do MA

 

Comunidade Católica
Em sua passagem pela região sul do estado na semana passada, Flávio Dino se reuniu com o bispo de Balsas e presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), dom Enemesio Angelo Lazzaris. Durante o encontro, em que estiveram presentes o deputado Weverton Rocha (PDT) e o presidente do PDT de Balsas, Márcio Honaiser, foram discutidos problemas como a precariedade da educação e a falta de apoio para o setor de pesca.

A desigualdade social e a escassez de oportunidades são os problemas de maior peso no cenário maranhense. O bispo disse que quem convive nessa região conhece, de perto, a precariedade dos moradores em vários setores, como saúde, educação, lazer e segurança. Para ele, as provas do descaso são mais perceptíveis na população mais pobre e desprotegida.

“A ausência de diálogo por parte da tutela política e administrativa para com os setores sociais e o distanciamento face aos índices educacionais, são absolutamente lamentáveis”, reforçou o bispo.

Dom Enemésio relatou que são muitos os esforços da Igreja para reverter os os péssimos indicadores sociais. “Estamos com a intenção de reativar o MEB (Movimento de Educação de Base), com o intuito de reverter os graves índices educacionais que amargamos, combatendo o analfabetismo”, afirmou.

Ao longo da conversa, Flávio Dino pontuou as inúmeras dificuldades que o estado enfrenta na área educacional, colocando que entre as 10 melhores escolas bem avaliadas do país, nenhuma faz parte do Maranhão. Em contrapartida, a escola com pior avaliação no país fica em São Domingos do Azeitão, cidade bem próxima a Balsas.

Essa situação é "fruto do descaso, da falta de políticas públicas, de investimentos nos serviços básicos, de defesa dos direitos humanos e de promoção da vida com dignidade para todos", reitera o pré-candidato Flávio Dino. “A iniciativa da igreja em retomar o MEB, movimento que já deu grandes contribuições ao estado desde a década de 70, é de fundamental importância no combate a este cenário”, completou.

O deputado Weverton Rocha também se pronunciou, afirmando que a preocupação com a qualidade da educação no estado é importante tanto para estabelecer a consciência social e política, quanto para pensar em potencializar as aptidões na atuação do mundo do trabalho.

Pesca

Em relação ao setor pesqueiro, a conversa apontou que um dos fatores que compromete o avanço do setor pesqueiro no estado é a prática da pesca artesanal, diante de um mercado externo altamente industrializado. “Nós temos o potencial, uma das maiores extensões de litoral do país e o que nos falta é exatamente a infraestrutura, o incentivo”, reforçou Flávio Dino.

Para o bispo Dom Enemésio, com a implantação de uma infraestrutura que atenda o setor, quem ganha é o Estado e ainda aquece a geração de emprego. “O produto da pesca acaba deixando o estado sem ser beneficiado e isso não ocorre pelo simples fato da falta de infraestrutura e de indústrias de beneficiamento do pescado, é também falta de vontade do poder público”, criticou.

O bispo fez também um alerta para a situação opressora que se encontram algumas camadas sociais do estado. “Precisamos atuar, precisamos anunciar as coisas boas, mas precisamos denunciar as tantas formas de opressão, os gritos, as injustas que este povo sofre”.

Fonte: Diálogos pelo Maranhão