Na TV, Comissão da Verdade pede ajuda para esclarecer violações

A Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) contratou uma campanha publicitária no para divulgar as atividades da Comissão Nacional da Verdade. De acordo com a Secretaria, o objetivo é "divulgar a sua atuação e mobilizar a sociedade para que partilhe informações, dados e documentos relativos ao período de 1946 a 1988, de forma a esclarecer circunstâncias sobre este período da história do país".

O vídeo da campanha mostra pessoas completando as peças de um quebra-cabeças, que forma a fotografia de uma manifestação realizada em 1968, no Rio de Janeiro.

A narração – feita pela atriz Marieta Severo, que não cobrou pelo trabalho – lembra que houve "uma época no Brasil em que era proibido discordar e que muitas vezes direitos humanos foram violados". E que a Comissão Nacional da Verdade existe para completar as peças e esclarecer o que aconteceu entre os anos de 1946 a 1988.

A campanha convida quem tiver informações ou registros do período a contribuir, enviando documentos.

A campanha – que começou a ser veiculada na última segunda (6) – será exibida até 17 de maio, um dia após a comissão completar um ano de funcionamento.

O plano de mídia, no valor de R$ 4,5 milhões, incluii inserções de 30 segundos na TV aberta e por assinatura, além peças publicitárias para sites, jornais e revistas.

Informações das agências