Três ministérios se unem em programa para estimular esporte

Três ministérios se reuniram nesta terça-feira (7) para lançar o programa Atleta na Escola. Os ministros do Esporte, Aldo Rebelo; da Educação, Aloizio Mercadante; e o diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, general-de-divisão Fernando Azevedo e Silva – representando o ministro Celso Amorim –, lançaram o programa que pretende democratizar o acesso ao esporte no ambiente escolar, por meio da realização de competições de atletismo. 

Três ministérios se unem em programa para estimular esporte

O programa, que pretende atingir este ano 5 milhões de estudantes entre 12 e 17 anos, começa a ser executado em junho, com a realização de corridas de velocidade e de resistência, além de provas de salto.

“Temos no Brasil muitas crianças e adolescentes com o biotipo de atletas. O menino corre e pula. A tarefa dos ministérios do Esporte, da Educação e da Defesa é colocar isso em prática”, afirmou Aldo Rebelo.

Ao estimular a formação de atletas escolares e identificar talentos potenciais, o novo programa terá reflexos no plano Brasil Medalhas, de esporte de alto rendimento, que pretende levar o país à lista dos dez melhores no ranking olímpico nas Olimpíadas de 2016 que serão realizadas no Rio de Janeiro.

O ministro Aloizio Mercadante destacou a importância de implantar uma cultura esportiva entre os jovens. “Estamos construindo a perspectiva de deixar um legado das Olimpíadas e da Copa, que é esse espírito olímpico na sala de aula, nas nossas escolas. Vamos adotar uma política permanente, dar um salto na atividade esportiva nas escolas do Brasil, começando pelo atletismo”, ressaltou.

Quatro fases

O programa Atleta na Escola terá quatro fases em 2013. A primeira fase será realizada em cerca de 20 mil escolas até o dia 9 de julho. A segunda etapa, de 10 de junho a 31 de julho de 2013, será realizada pelos municípios com mais de 100 mil habitantes ou para um grupo de municípios com menos 100 mil habitantes, pelos estados e Distrito Federal. Cada município ou região classifica 36 alunos, totalizando 14.400 classificados.

Na terceira fase, até 15 de agosto (12 a 14 anos) e 30 de setembro (15 a 17 anos), de caráter estadual ou distrital, cada estado classifica 24 alunos, totalizando 648 que participarão da etapa nacional.

Os Jogos Escolares da Juventude, competição nacional, serão realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Para os estudantes de 12 a 14 anos, acontecerá de 5 a 14 de setembro de 2013, em Natal (RN). Para faixa etária de 15 a 17 anos, a disputa será realizada de 7 a 16 de Novembro de 2013, em Belém (PA).

O Atleta na Escola prevê a implantação em 2014 de modalidades das paraolimpíadas escolares, além de arremesso (atletismo), judô e vôlei. Em 2015, será a vez do basquete e do handebol. Em 2016, as lutas entram no programa de competições.

Durante a cerimônia, também foi instituído um grupo de trabalho, com representantes dos três ministérios, para discutir a criação da Universidade do Esporte. O objetivo é produzir conhecimento para a evolução do esporte brasileiro, aproveitando as estruturas e equipamentos utilizados nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.

Da Redação em Brasília
Com informações do Ministério do Esporte